Por Eduardo Gregori
Especial para a CidadeOn
Desde esta segunda-feira (7/2), o Brasil passou a fazer parte dos países que mantêm com os Estados Unidos o programa Global Entry. O programa simplifica a passagem de visitantes pelos postos de verificação de passaportes no país norte-americano.
Para aderir ao Global Entry, o cidadão brasileiro deve pagar uma taxa de US$ 100 (o equivalente a R$ 529 pelo câmbio atual) à Autoridade de Proteção de Fronteiras e Alfândega do Departamento de Segurança Doméstica dos Estados Unidos (CBP). A validade da permanência no programa é de cinco anos, podendo ser renovado.
GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS
Entretanto, a candidatura não é uma garantia que seja aceita. Ela só será enviada ao CBP após análise da Receita Federal e da Polícia Federal. Se aprovada pelas autoridades brasileiras, é encaminhada para o CBP que dará a decisão final.
A entrada do Brasil no Global Entry não eliminou a exigência do visto, que deverá ser solicitado como é feito atualmente. No entanto, o programa acelera os procedimentos de entrada e saída de estrangeiros autorizados a ingressar em território norte-americano sem passar por filas de imigração nos aeroportos que dispõem de quiosques de atendimento automático que eliminam a necessidade de contato com agentes de imigração.
Os interessados devem se inscrever na plataforma do programa, disponível no site do CBP www.cbp.gov. Vale lembrar que a taxa de US 100 para a candidatura não é reembolsável, sendo o cidadão aprovado no programa ou não.