O Parque Nacional do Iguaçu retirou 158 quilos e 800 gramas de moedas, de cerca de 40 países, do rio Iguaçu. A intervenção foi feita em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (5). As moedas costumam ser arremessadas por turistas que passam pelas passarelas das Cataratas do Iguaçu.
A maioria delas já estava em processo de corrosão, e as que ainda possuem valor alcançam aproximadamente R$ 3 mil, que serão destinados a uma ação ambiental do parque. O objetivo da atividade era reforçar a importância das áreas protegidas para a conservação dos recursos hídricos.
LEIA TAMBÉM
Pesquisa traz nova teoria sobre a origem de Stonehenge
Cidade da Itália vai pagar R$ 800 para novos moradores
Aproveitando a baixa vazão do Rio Iguaçu, a iniciativa foi uma realização da concessionária Urbia Cataratas com o apoio do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A prática feita pelos turistas que arremessam moedas de diferentes nacionalidades é prejudicial à saúde dos animais que habitam o ambiente, sem saber que os objetos metálicos podem ser confundidos com presas animais.
O recolhimento das moedas é feito uma vez por ano, pois depende da vazão do Rio Iguaçu. Além de moedas, nas buscas também são encontrados objetos como celulares, crachás, alianças, colares e outros que, de alguma forma, são deixados em sua maioria por visitantes.
LEIA MAIS
Governo deve analisar a fusão de gigantes do chocolate nesta quarta