13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Viagem

Dia do Agricultor: conheça o roteiro do Circuito das Frutas

No interior de São Paulo há um percurso de cidades conhecidas pela produção de frutas, que contam com pontos turísticos e festas típicas

O Circuito das Frutas é uma ótima opção de roteiro turístico para aqueles que têm interesse em conhecer a rotina nas plantações rurais e até mesmo participar de festas típicas. O trajeto inclui cidades que se destacam pela produção de frutas: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Criado pelos próprios proprietários rurais da região, o projeto surgiu em 2000, com o objetivo deles terem uma fonte de renda alternativa. Por conta da proximidade entre as localidades, é possível visitar mais de uma cidade em um único dia.

Confira as principais atrações presentes em cada cidade do Circuito das Frutas:

1. Atibaia

Localizado a 67 km da capital, o município é um dos principais produtores de morangos e flores no Brasil. Como destaque na área de turismo rural, está o “Colha e Pague” do Orquidário Takebayashi, que possui uma estufa de orquídeas e quatro de morangos. As visitas ocorrem de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, sendo necessário fazer agendamento. No local, os turistas podem colher frutas ou flores.

Ainda há a possibilidade de aproveitar a tradicional Festa do Morango, nos meses de junho e julho, ou a Festa das Flores, em setembro. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Turistas vão poder voltar a nadar no rio Sena, em Paris 

- Publicidade -

Programa de Milhas: veja como funciona e dicas para acumular milhas

 

2. Indaiatuba

Indaiatuba conta com quase 200 propriedades que produzem uvas de mesa. A cidade, que fica a 103 km de São Paulo, tem como principais atrativos a Festa da Frutas e Hortaliças em abril, e a Festa das Nações Unidas em julho, que reúne barracas de comidas típicas da culinária italiana, japonesa, alemã, suíça, nordestina e africana.

3. Itatiba

A cidade conta com três festas do calendário do Circuito das Frutas. O caqui é a fruta mais cultivada no local, e por isso tem um evento dedicado a ele no mês de abril. Já no mês de junho, ocorre a Festa de São Pedro e, em outubro, a Festa de San Genaro, em homenagem à cultura italiana.

Itatiba fica a 84 km da capital e também conta com os atrativos da Adega Rosso Natural, com visitações para a produção de vinhos artesanais, e o Hotel Fazenda Dona Carolina, com tours pela produção artesanal de café e cachaça.

- Publicidade -

4. Itupeva

Outro município que se destaca pela produção das uvas é Itupeva, que inclusive tem uma premiação para as melhores produções na região, realizada em dezembro, na Expo Uva. Para aqueles que gostam de degustar vinhos e espumantes, é possível visitar a Bramasole Vinho de Boutique.

Apesar de não ser o destaque, a cidade a 72 km de São Paulo também cultiva morangos e pêssegos, além de produzir mel e cachaça. No pé da Serra do Japi, o Apiário Nona Emilia é um destino turístico que oferece estes produtos.

5. Jarinu

Além de sediar a Festa do Morango, assim como Atibaia, Jarinu também conta com a Festa da Ameixa. O evento acontece em dezembro, e possui passeios pelas plantações e apresentações culturais. Localizada a 68 km de São Paulo, a cidade ainda possui o Alambique Zanoni e o Alambique Ferreira, que oferecem cachaças, licores e doces produzidos a partir das frutas.

6. Jundiaí

Apesar de não ser a única que se destaca pela produção do alimento, Jundiaí é a verdadeira “Terra da Uva” no Circuito das Frutas, com vinte produtoras de vinho presentes na cidade. Como pontos turísticos, há a Adega e Cervejaria Galvão, que produz vinho e cerveja artesanal, e a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, com foco na produção de café desde 1860.

Entre os principais eventos da cidade, que fica a 58 km da capital, estão a Festa da Uva e Expo Vinho, realizadas em janeiro; a Festa Italiana, entre maio e junho; e a Festa do Vinho Artesanal e a Festa Portuguesa, ambas em agosto.

7. Louveira

Bem próxima de Itatiba, Itupeva, Jundiaí e Vinhedo, e a 71 km de São Paulo, está Louveira, que conta com diversos cultivos: uva, caqui, pêssego, figo, ameixa e morango. No calendário de eventos, estão a Festa da Uva, em maio, e a Festa de Santo Antônio, em junho, que oferece comidas nordestinas, mineiras e caipiras.

Os amantes de vinho podem aproveitar o tour pelos parreirais organizados pela Vinícola Micheletto, que ainda conta com degustação ao final, e também é responsável por realizar a Festa de Nossa Senhora da Abadia em agosto.

8. Morungaba

A 107 km da capital paulista, Morungaba fica localizada no pé da Serra das Cabras, e é o único destino do Circuito das Frutas que não conta com uma festa típica ao longo do ano. Mas, ela tem como destaque a produção de uva, figo, laranja, maracujá e pêssego. Na confeitaria Doces David e na Companhia das Ervas, é possível degustar produtos artesanais derivados desses cultivos.

9. Valinhos

Responsável por 80% de toda a produção de figo de mesa do Brasil, Valinhos conta com uma festa dedicada para este cultivo, realizada em janeiro. No mesmo mês, também costuma ocorrer a Expo Goiaba, outro produto de destaque do município, que fica a 85 km de São Paulo. Para visitas em outra época do ano, a Adega do Tio Mário oferece tour nas plantações para conhecer e aprender mais sobre as duas frutas.

10. Vinhedo

Encerrando o Circuito das Frutas, Vinhedo também se destaca pelo cultivo da uva. Assim como Jundiaí, Louveira e Itupeva, a cidade recebeu muitos imigrantes italianos na década de 1940. A maior adega presente no município, que fica a 76 km da capital, é a da Família Ferragut, com visitas abertas ao público, que pode acessar os mais de cinco mil pés de uva e conhecer os processos de produção do vinho e suco. Para participar, é preciso agendar com antecedência.

Já entre os eventos da cidade, está a Festa da Uva e do Vinho, que oferece degustação montada pelos produtores locais. Ela costuma ser realizada no mês de fevereiro.
 

 

 

LEIA MAIS 

Justiça torna réus sete jogadores acusados de manipulação de resultados

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress