A Copa no Catar será, sem dúvida, uma grande oportunidade para a cidade de Doha se mostrar ao mundo. A capital do país no Golfo Pérsico é uma das cidades mais belas e modernas da atualidade.
Não é à toa que a modernização das metrópoles do Oriente Médio tem atraído mais e mais turistas a exemplo de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que já se consolidaram como destinos mais que desejados pelos ocidentais.
Falar de Doha é falar de história, beleza, luxo e modernidade, tudo junto, misturado e ao mesmo tempo. A capital do Catar tem atrações que vão desde o tradicional mercado Souq Waqif, até a luxuosa e exclusiva ilha artificial Pearl.
LEIA TAMBÉM
Vai ao Catar? Saiba o que comer no país da Copa
Veja destinos e hotéis para aproveitar o último feriadão do ano
O que ver e visitar na cidade?
Antes de explorar o lado moderno de Doha, uma dica é se conectar com sua história e tradições. Por isso, o melhor lugar para começar a visita é o Souq Waqif. Para quem não tem ideia sobre o que seja um souq vale lembrar da novela O Clone, exibida pela Rede Globo entre 2001 e 2002.
Na trama, muitas cenas se passam no mercado da cidade de Fez, no Marrocos. O souq nada mais é que um mercado típico local. Porém com um agradável agravante: em um souq há de tudo, de frutas a especiarias e de roupas a outro. Sem dúvida o souq é um lugar para conhecer a verdadeira alma de um país de tradições muçulmanas.
GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS
Outro lugar para contemplar a história e a cultura do Catar é o Museu Nacional. A imponente construção com mais de 8 mil m² destinados a exposições, revela um país com tradições nômades mas que tem os pés bem fincados na atualidade e que pensa o seu futuro.
Além de sua importância como local de preservação e promoção da cultura do Catar, a edificação, projetada pelo arquiteto francês Jean Nouve, impressiona pela beleza que teve como inspiração o cristal rosa do deserto.
Outro museu grandioso para visitar é o Museu da Arte Islâmica. O lugar abriga coleções de arte do século VII ao XIX, além de receber mostras internacionais e nacionais durante todo o ano. Uma dica, depois de percorrer seus salões, é subir até o último andar e se deslumbrar com o majestoso horizonte de Doha.
Quer bater perna?
Como toda metrópole do Oriente Médio, passear pelas ruas faz parte de um roteiro que inclui calor e sol quente, mas também muita tranquilidade, segurança e lugares agradáveis para ver.
No caso de Doha, Corniche é uma dessas regiões em que bater perna é pra lá de agradável. Situado na parte oeste da cidade, o calçadão é para apreciar a Baía de Doha com atrações que vão de simpáticos cafés e restaurantes mais sofisticados. Ali também é um lugar para aproveitar espaços verdes e outdoors, seja para simplesmente relaxar ou retomar o fôlego para outra incursão pela cidade.
E não se esqueça de dar um pulo no complexo cultural da cidade, o Katara Cultural Village. Além de abrigar a magnífica Mesquita de Katara, o simpático complexo é lugar para consumir arte e artesanato local. Na agenda há sempre shows com artistas locais e até apresentações de ópera. O Katara Cultural Village também tem bons restaurantes e cafés e áreas para relaxar e apreciar a vista.
Talvez a visita possa terminar na mais impressionante atração da cidade, a ilha artificial Pear-Qatar, que pode ser avistada da janela do avião já quase na hora de pousar.
Se o visitante não tem restrições em gastar, o local é mais que indicado. Restaurantes de luxo, além de lojas de grife são algumas das atrações. E mesmo quem não pode abrir a carteira a perder de vista, a ilha tem seus atrativos, como uma marina recheada de belos e caros iates.
Doha, assim como outras cidades no Oriente Médio, já entraram no radar de muitos turistas e ganham espaço e importância nos roteiros de quem pretende ir além de lugares já bem conhecidos e visitados no ocidente. Sem dúvida, um destino que surpreende.
LEIA MAIS
Nova York está repleta de atrações até o fim do ano
Para dúvidas, sugestões, entre em contato através do e-mail: edugregori@gmail.com