Turistas brasileiros vão ter isenção de visto para viajar para o Japão. Na última quinta-feira (31), a Embratur participou de uma cerimônia que marcou a oficialização da isenção recíproca de vistos entre Brasil e Japão, realizada na Embaixada do Japão no Brasil, em Brasília (DF).
A iniciativa começa a valer a partir do dia 30 de setembro, com validade inicial de três anos. Ela vai permitir que turistas japoneses visitem o Brasil sem a necessidade do documento por até 90 dias. O mesmo vale para brasileiros que desejem ir para o Japão pelo mesmo período.
O entendimento entre os países aconteceu após encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão, em maio deste ano, durante a Cúpula do G7, na cidade japonesa de Hiroshima. A isenção bilateral de vistos vai impactar diretamente na ampliação do turismo internacional, contribuindo para a entrada de japoneses que queiram conhecer e visitar o Brasil.
O evento de oficialização contou com a presença de autoridades brasileiras e japonesas, que celebraram a medida como um importante passo para ampliar o intercâmbio de turistas entre os dois países.
LEIA TAMBÉM
Museu do Ipiranga: veja programação especial do feriado da Independência do Brasil
Número de reclamações sobre a 123milhas em agosto é o maior de 2023
No evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, classificou a medida como um marco histórico das relações entre Brasil e Japão, e essencial para aumentar as possibilidades de comércio e de visita entre os países.
“A isenção dos vistos é um passo muito importante para que a gente retome um turismo cada vez mais potente entre os dois países. Há muitos laços familiares, há muitos interesses comerciais e turísticos. O que a gente precisa é aumentar a promoção dos destinos turísticos brasileiros. Já combinei com o embaixador Teiji Hayashi para que a gente possa fazer isso em conjunto para promover o Brasil no Japão”, disse Freixo.
Ele ainda lembrou a responsabilidade do governo japonês com a sustentabilidade. “Nós temos isso em comum e queremos que os japoneses conheçam a Amazônia, que os japoneses conheçam esse Brasil que é tão amplo e tão diverso”, ressaltou.
O embaixador japonês no Brasil, Teiji Hayashi, afirmou que o turismo entre o Japão e o Brasil pode ser elevado a outro nível com a isenção bilateral de vistos.
“Acredito que há ainda um grande potencial de intercâmbio entre os dois países no campo do turismo. Gostaria de aproveitar a oportunidade de isenção de visto, que foi concedida pela ocasião de 115 anos de aniversário da imigração japonesa no Brasil, para promover o turismo em ambas direções e reavivar o intercâmbio humano, econômico e cultural entre Brasil e Japão”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença do vice-ministro da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, Toshiro Toyoda, que se encontrou com o presidente Marcelo Freixo antes do evento para conversar sobre as potencialidades turísticas dos países. Em pronunciamento, Toshiro Toyoda afirmou que espera que o fluxo de pessoas entre Brasil e Japão seja ainda mais estimulado a partir de agora.
“Além de fortalecer o turismo de entrada no Japão, o governo japonês também está trabalhando para promover o turismo de saída dos cidadãos japoneses, a fim de aprofundar as relações de amizade com outros países”, afirmou o vice-ministro japonês.
O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, destacou a aproximação entre Brasil e Japão em diversos aspectos, como no acolhimento, na cultura e nas belezas naturais presentes nos dois países.
“O passo que damos agora faz parte do esforço do governo brasileiro em aproximar o país, em pacificar o mundo, em construir pontes ao invés de muros. O governo brasileiro, sob a presidência do presidente Lula, tem buscado se aproximar das nações em todo o mundo”, colocou Sabino.
LEIA MAIS
PGR reforça pedido de condenação de 40 pessoas por atos golpistas