14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Viagem

Maior que Cristo Redentor: conheça monumento de Nossa Senhora Aparecida

Projeto de construção da estátua chegou a ser impedido judicialmente, após uma ação movida pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos)

No último sábado (7), a cidade de Aparecida (SP) inaugurou uma estátua de Nossa Senhora Aparecida com 50 metros de altura. Além do conhecido Santuário Nacional, agora o município do interior paulista conta com outra homenagem à Padroeira do Brasil, que ainda é 12 metros maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

A inauguração do monumento foi realizada dias antes da data que celebra Nossa Senhora Aparecida, que será nesta quinta-feira (12). Localizado no bairro Itaguaçu, ao lado de uma pousada na rua Itatiba, o espaço para ver a estátua fica aberto para visitação das 6h às 23h e a entrada é gratuita.

A região onde o monumento foi colocado fica a cerca de três quilômetros de distância do Santuário Nacional. Por estar em uma parte alta da cidade, ainda é possível observar a estrutura de longe.

O responsável por criar a estátua de Nossa Senhora Aparecida é o artista plástico Gilmar Pinna. Ela foi construída com aço e custou cerca de R$ 10 milhões.

Porém, o projeto ainda não está totalmente concluído, já que ainda será instalado um mapa gigante do Brasil, segurado por dois braços que representam Deus. A previsão é que ele seja finalizado em até dois anos. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Veja 5 cuidados ao alugar uma casa para o feriadão 

- Publicidade -

Qual praia de SP tem bandeira azul? Veja lista completa 


PROBLEMAS NA JUSTIÇA

A construção da estátua de Nossa Senhora Aparecida tinha sido anunciada em 2017, porém acabou sofrendo um atraso por conta de uma briga na Justiça, depois de uma ação movida pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos). O grupo alegava que o Estado é laico e que a prefeitura não poderia instalar e investir em monumentos como esse em homenagem à Padroeira, beneficiando uma religião em detrimento de outras.

Com isso, a construção chegou a ser impedida judicialmente, mas, no ano passado, o Tribunal de Justiça revogou a decisão e passou a permitir a instalação da escultura. O projeto foi retomado ainda em 2022, para ser entregue no último sábado.
 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Câmara retoma discussão sobre projeto que impede casamentos entre pessoas do mesmo sexo

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress