11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Viagem

Novo visto europeu é adiado para 2025; saiba como vai funcionar

Iniciativa da União Europeia busca ampliar a segurança nas fronteiras e rastrear digitalmente os viajantes que entrarem no Espaço Schengen

Aqueles que pretendem viajar para a Europa em breve podem comemorar, já que o novo visto europeu foi adiado para maio de 2025, segundo o Conselho da União Europeia. Chamado de ETIAS (sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens), ele é uma iniciativa da União Europeia para ampliar a segurança nas fronteiras e rastrear digitalmente os viajantes que entrarem no Espaço Schengen.

Este espaço foi criado por convenção entre países europeus, na qual não há controles fronteiriços ou alfandegários, em que cidadãos brasileiros, por exemplo, podem ingressar sem necessidade de visto e sem precisar apresentar passaporte para circular entre as nações do Acordo de Schengen.

Atualmente, os cidadãos dos países isentos do visto podem ingressar no Espaço Schengen por até 90 dias. Mas, quando o novo visto europeu entrar em vigor, esses turistas vão precisar registrar o ETIAS antes da viagem, em que ele terá validade de três anos, ou até o fim da validade do passaporte apresentado pelo viajante, o que durar primeiro.

Veja quais países vão exigir o ETIAS para autorizar a entrada de turistas:

Áustria;
Bélgica;
Bulgária;
Croácia;
Chipre;
República Checa;
Dinamarca;
Estônia;
Finlândia;
França;
Alemanha;
Grécia;
Hungria;
Islândia;
Itália;
Letônia;
Liechtenstein;
Lituânia;
Luxemburgo;
Malta;
Holanda;
Noruega;
Polônia;
Portugal;
Romênia;
Eslováquia;
Eslovênia;
Espanha;
Suécia;
Suíça. 

 

 

LEIA TAMBÉM  

Saiba como visitar a loja oficial de Stranger Things no Brasil  

- Publicidade -

Balneário Mário Mourão: Confira essa opção de lazer em Poços de Caldas


COMO VAI FUNCIONAR O NOVO VISTO EUROPEU?

O ETIAS é voltado para os países que têm isenção de visto para entrar na Europa, como é o caso do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Singapura e Emirados Árabes Unidos. Já para os que precisam de visto, a situação continua a mesma. Ficam isentos da nova medida apenas os moradores da União Europeia.

A partir de 2025, para ingressar no Espaço Schengen esses turistas vão precisar começar a pagar uma taxa de 7 euros (cerca de R$ 35) para obter o novo visto europeu. Será necessário preencher um formulário online antes da viagem e aguardar a aprovação para poder entrar nos países que exigem a taxa. Assim que aprovada, a autorização dura por três anos ou até que o passaporte expire.

- Publicidade -

Ela é válida para viajantes que desejam acessar os países da União Europeia apenas para fins comerciais, turísticos, médicos ou de trânsito. Turistas com menos de 18 anos ou com mais de 70 anos ficam isentos do pagamento da taxa, mas precisam solicitar o documento mesmo assim.

No entanto, a autorização do ETIAS não garante a permissão automática para o viajante entrar no país europeu, já que ele ainda precisa passar pela imigração e apresentar os documentos solicitados.

Saiba mais informações sobre o novo visto europeu aqui.
 

 

LEIA MAIS 

Saiba como vai funcionar a renegociação de dívidas do Fies

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress