- Publicidade -

Pantanal: veja como ir, onde ficar e valores

Região entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul é para mergulhar de cabeça na natureza

compartilhar

Região entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul é para mergulhar de cabeça na natureza. (Foto: Divulgação)
Região entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul é para mergulhar de cabeça na natureza. (Foto: Divulgação)

Por Eduardo Gregori
edugregori@gmail.com

- Publicidade -
- Publicidade -

Fazia tempo que uma novela não mexia tanto o público como anda fazendo Pantanal. O remake do clássico da extinta TV Manchete tem dado à Rede Globo altos índices de audiência. A repercussão tem sido tamanha que o folhetim fez sua estreia esta semana em Portugal, onde espera-se também conquistar a audiência no país europeu.

Mas para além de uma história cheia de lendas com personagens cativantes como o Velho do Rio e Juma, Pantanal tem despertado o interesse do público em conhecer de perto as belas paisagens pantaneiras que são o pano de fundo da trama.

Até aí tudo bem, mas uma coisa é o que se vê na TV e outra é a realidade. Por isso muita gente se pergunta sobre o que fazer e o que se esperar de uma viagem ao Pantanal. Para responder estas questões é preciso entender que o destino é para quem quer mergulhar de cabeça na natureza.

Onde é que fica esse tal de Pantanal?

Apesar de muita gente acreditar que o Pantanal é uma planície alagada no meio do Brasil, na verdade ele se espalha entre o Brasil, Paraguai e a Bolívia. E no Brasil está dividido entre o Pantanal do Norte, nas cidades de Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço no Mato Grosso e em Miranda, Aquidauana e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, região que ganha a alcunha de Pantanal Sul.

- Publicidade -
- Publicidade -

E quais as diferenças entre o Sul e o Norte?

O Pantanal Norte é destino para quem quer uma experiência mais cultural, com passeios que incluem visitas a comunidades para conhecer suas tradições. O sul também é para quem gosta de pescar. A bacia do Rio Paraguai conta com mais de 200 espécies de peixes que incluem a famosa e temida piranha.

O Norte é para quem pretende ter encontros mais próximos com os animais que habitam a planície alagada, além de passeios por trilhas no meio da mata e de canoa ou de barco pelo rio.

- Publicidade -

Qual a época melhor para viajar?

O Centro do Brasil tem uma temperatura média anual de amena para quente, mantendo-se entre 22 e 24 graus. Vale lembrar que a região é diretamente influenciada e alagada pelas chuvas, então, a melhor época do ano para visitar o Pantanal é entre julho e outubro, quando chove muito pouco e o nível das águas é baixo, o que facilita o deslocamento.

Como chegar lá?

Uma das maneiras é voar para Cuiabá, capital do mato Grosso e seguir viagem de carro até Poconé, pouco mais de 100 km de distância. Quem quiser explorar a região de carro e começando pelo Mato Grosso do Sul, pode voar até Campo Grande e de lá fazer o percurso até Poconé passando por Corumbá. No total serão uns 500 Kms de viagem. 

Região entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul é para mergulhar de cabeça na natureza. (Foto: Divulgação)
Região entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul é para mergulhar de cabeça na natureza. (Foto: Divulgação)

O que fazer no Pantanal?

O destino tem diversas atrações e passeios onde a natureza é sempre protagonista. Entre as muitas atividades estão os passeios a cavalo, safári fotográfico para observação da fauna e da flora. Neste passeio há chance de ver de perto a tão famosa onça-pintada, animal em que se transforma a personagem Juma Marruá. Além da onça, os safáris são uma oportunidade de ver outros animais como cobras sucuris, jacarés, tucanos e capivaras.

- Publicidade -

Outros passeios incluem caminhadas por trilhas, passeios de canoa e de barco. Já os mais corajosos podem, com orientação de guias, tomar banho nas águas do rio.

Onde ficar

Em Poconé a dica de hospedagem é A Pousada Piuval. A pousada oferece pensão completa inclusa na tarifa. A estrutura conta com piscina, sala de jogos, playground, redário e, com custo à parte, organização de passeios. Opção de reserva na Suíte Deluxe com Banheira de Hidro. Tem banheira de hidromassagem, frigobar, vista panorâmica e TV LED 42.

Reserve aqui sua estadia!

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.

Leia mais

BBB 26: Qual a atração da festa desta sexta-feira?

Noite desta sexta-feira será marcada por festa; veja quem irá se apresentar no palco da casa mais vigiada do Brasil

EA Sports FC divulga quem está na seleção do ano de 2025

Jogo traz os atletas que mais se destacaram no ano passado, tanto no time masculino quanto no feminino; confira os nomes

SEGA celebra o 35º aniversário de Sonic the Hedgehog

Ouriço azul mais rápido do mundo está fazendo 35 anos em 2026 e ganhou um trailer que relembra grandes momentos do personagem

- Publicidade -

- Publicidade -