- Publicidade -

Reabertura: veja como ficou o Museu Nacional

Após seis anos do incêndio, Museu Nacional reabre parcialmente com nova exposição, acervo reconstruído e obras históricas

compartilhar

O Museu Nacional, no Rio de Janeiro, voltou a abrir as portas ao público nesta quarta-feira (2), em uma reabertura parcial que marca o início da retomada após o incêndio devastador de 2018. A reforma, orçada em mais de R$ 500 milhões, deve ser concluída até o fim de 2027, com apoio de empresas públicas, privadas, da Unesco, do Instituto Cultural Vale e da UFRJ.

LEIA MAIS

- Publicidade -

Qual cidade da Alemanha oferece estadia gratuita?

Reabertura: veja como ficou o Museu Nacional

A reabertura do local conta com a exposição temporária “Entre Gigantes: Uma Experiência no Museu Nacional”, além da apresentação de peças que sobreviveram ao incêndio. Entre os destaques, estão:

  • Meteorito Bendegó
  • Esqueleto de cachalote
  • Esculturas em mármore de Carrara
  • Obras do artista indígena Gustavo Caboco
  • Elementos arquitetônicos restaurados
  • Fragmentos do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas

A exposição “Entre Gigantes” fica em cartaz até o dia 31 de agosto, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente pelo site da Sympla.

Como parte da reabertura, o museu lançou uma campanha para que o público ajude a escolher um nome para o esqueleto de cachalote, que passou por mais de dois meses de restauração e montagem. Com 15,7 metros de comprimento, o exemplar representa a maior espécie em extinção na América do Sul.

- Publicidade -

Instalado na antiga residência da família real portuguesa, que também foi sede do Império do Brasil, o Museu Nacional é um dos mais antigos da América Latina. Fundado em 1818, abrigava um acervo com mais de 20 milhões de itens, incluindo fósseis, documentos históricos e artefatos de culturas indígenas, muitos foram perdidos no incêndio.

Após investigações, a Polícia Federal descartou a hipótese de incêndio criminoso. A causa apontada foi um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado no auditório.

Desde o incêndio, o Museu Nacional busca reconstruir seu acervo por meio do Projeto Recompõe, iniciativa que visa recuperar parte das peças perdidas. Com o apoio de instituições e doações de famílias, mais de 13 mil itens já foram incorporados à coleção.

LEIA TAMBÉM

Quem entra no Hopi Hari de graça em junho?

- Publicidade -

Brasileiros precisam de visto para ir para a China?

Rafaela Senatore, com supervisão da redação
Rafaela Senatore, com supervisão da redaçãohttp://www.acidadeon.com
Graduanda em Jornalismo pela Puc-Campinas. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual e com vídeos, dentro do site Tudo EP.

Leia mais

Você teria um galo de estimação? Conheça quem tem e não se arrepende

O tutor conta como um encontro inesperado se transformou em conexão com o galo

Red Dead Redemption chega para nova geração de dispositivos

Game que iniciou a franquia de Velho Oeste chega para Netflix, iOS, Android, PS 5, Xbox Series e Nintendo Switch 2 em 2 de dezembro

Assassin’s Creed ganha celebração gastronômica temática

Entre 19 e 30 de novembro, o restaurante Xepa servirá pratos inspirados na franquia e receberá uma exposição de trabalhos artísticos

- Publicidade -

- Publicidade -