O sonho de viajar para o espaço está se tornando realidade com o anúncio do primeiro voo comercial da Virgin Galactic. A missão Galactic 01 está programada para ser lançada entre os dias 27 e 30 de junho, levando oficiais da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália.
Em um comunicado, a empresa informou que o objetivo da viagem é realizar pesquisas em microgravidade, além de transportar cargas úteis científicas. Após esse voo, está planejado o lançamento da missão Galactic 02 no início de agosto, desta vez com passageiros que se inscreveram para os voos turísticos da empresa.
LEIA TAMBÉM
Carrapato-estrela: Como se proteger em viagem para zona rural
Série da Netflix provoca turismo indesejado na Suíça
Os voos suborbitais da Virgin Galactic são realizados com o auxílio do porta-aviões VMS Eve e da espaçonave VSS Unity, que pode transportar até seis passageiros. O VMS Eve decola com a Unity acoplada sob suas asas e a libera quando atinge aproximadamente 15 km de altitude.
Em seguida, a VSS Unity ativa seus motores e segue em direção ao espaço suborbital. Durante o voo, os passageiros podem desfrutar de alguns minutos de ausência de peso e, o mais fascinante, observar a Terra na escuridão do espaço. Ao final da jornada, a espaçonave plana de volta até aterrissar.
Até o momento, a espaçonave já foi utilizada em cinco missões de teste no espaço suborbital. A mais recente ocorreu em maio, marcando o primeiro voo realizado com o sistema desde julho de 2021, quando a Virgin Galactic inaugurou o turismo espacial.
LEIA MAIS
Terremoto no Brasil: Saiba qual é o maior abalo sísmico da história