O município de Rosana, é um dos destaques do Oeste Paulista. Situada entre dois grandes rios do país, o Paraná e o Paranapanema, a cidade é conhecida pelo turismo de pesca e de natureza, além da gastronomia.
Os viajantes de todo o país visitam o município interessados em pescar peixes típicos da região, como Tucunaré, Pintado, Jaú, Dourado, Tilápia e Sardela. Com cerca de 16 mil habitantes, Rosana é um Município de Interesse Turístico (MIT) que oferece um balneário construído às margens do Rio Paraná, com infraestrutura e equipamentos de lazer, quadras de areia, campo de futebol e playground. Um dique contém a correnteza e empresta suas margens à contemplação dos turistas.
VEJA TAMBÉM
Rede de resorts oferece desconto de até 40% para reservas entre maio e julho
Conheça Iporanga, a Capital das Cavernas de São Paulo
Além disso, a prainha de Rosana é famosa pela gastronomia e pelas atividades de lazer, sendo um ponto de partida para passeios náuticos pelo Rio Paraná. O acesso ao balneário é fácil e possui sinalização por todo o trajeto. O encontro dos Rios Paraná e Paranapanema é um espetáculo à parte pelas águas de coloração azulada e amarelada.
Rosana abriga a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, com a barragem mais extensa do Brasil, de 10,1 km, e eclusa para navegação. Outros pontos que valem a visitação são o Cine Teatro Casa da Cultura, patrimônio do município, agora ampliado e modernizado, e a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes.