Publicidade

viagens

Vai viajar de carro para a praia? Vejas cinco dicas para minimizar as ações do clima no seu possante

É bom ter em mente que em cidades litorâneas um carro está mais exposto ao clima e por isso, outros cuidados são igualmente importantes

| ACidade ON -

Viajar de carro é uma aventura. (Foto: Divulgação)
 

Enquanto viajar para o exterior tem sido uma tarefa difícil por várias restrições e até mesmo arriscada por conta das novas variantes do coronavírus, passar férias no Brasil é uma realidade para quem não abre mão de sair de casa para descansar. Se no inverno destinos paulistas como Campos do Jordão e no sul como Gramado estão no topo de lugares mais procurados, no verão são as cidades praianas que mais atraem.

GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS

Muitos levantamentos têm mostrado também que o brasileiro está viajando mais de carro, motivado principalmente pelo medo de voos cancelados, preços altos de passagens e distanciamento social durante o deslocamento. E viajar de carro, principalmente para a praia, demanda não apenas um check-up da mecânica e dos documentos.

É bom ter em mente que em cidades litorâneas um carro está mais exposto ao clima e por isso, outros cuidados são igualmente importantes. Selecionei 5 dicas da app Zul+ para viajar de carro ao litoral e não correr deixar o carro correr riscos.

Cubra o carro com uma capa

As principais vítimas da maresia são os metais. Por conta disso, é muito importante manter as partes metálicas do veículo protegidas, mesmo que o carro esteja na garagem. A melhor forma de fazer isso é com lonas impermeáveis, fazendo com que o carro fique isolado da névoa do mar ou da água. Apesar disso, é preciso ter atenção no momento de colocar a capa para não acabar riscando o veículo. Também é preciso tirá-la de tempos em tempos para que o veículo possa dar uma "respirada", tirando a umidade.

Trate as superfícies metálicas

Passar produto de inibição de ferrugem pode ser muito útil para proteger o veículo contra a maresia. E isso deve ser feito, inclusive, nas partes internas do carro, evitando que a corrosão se espalhe. Além disso, assim que qualquer sinal de ferrugem seguir, deve ser removido com palha de aço ou lixa antes de o produto ser aplicável.

Lave o carro com maior frequência

Mesmo tomando todos os cuidados anteriores, o veículo ainda vai ter contato com a maresia e os ventos marítimos. Desta forma, é fundamental lavar o carro com uma maior frequência. Aos que moram em cidade de praia o ideal é que o veículo seja lavado semanalmente, já para aqueles que estão apenas viajando, façam a limpeza assim que retornarem - isso fará com que os sais minerais que se depositaram no carro não permaneçam lá por muito tempo. Algumas vezes, nos lava rápidos, são ofertadas o uso de cera automotiva após a lavagem. Ela ajuda a aumentar a proteção da pintura do carro, então é uma opção que deve ser considerada para todos que lavam o veículo, mas principalmente nas cidades litorâneas.

Cuidado com a bateria do veículo

Uma vítima silenciosa da maresia é a bateria e os cabos de energia. Por ficarem escondidos embaixo do capô do carro, muitos acham que esses itens estão mais protegidos. Porém, a maresia pode ajudar na oxidação desses componentes. Portanto, faça uma vistoria frequente, verificando se todos os conectores estão limpos pode ajudar. Caso não estejam, é possível fazer uma limpeza seguindo o manual do veículo ou levar o veículo a um mecânico para que ele a faça.

Fique atento ao interior do veículo

E não é só a parte externa que deve ter a atenção dos motoristas. O acúmulo de areia também é um problema para aqueles que usam o carro nas praias, principalmente para quem tem criança. Por isso, pode ser preciso utilizar um aspirador de pós para deixar a parte de dentro do veículo mais limpa. Quanto aos bancos, é importante investir em produtos específicos para a limpeza dos estofamentos. Neste ponto, deve-se considerar se o interior do carro é de couro ou de pano. Este último ainda sofre com a umidade que pode ser levada quando as pessoas se sentam com as roupas molhadas, e uma capa para os bancos, ou até mesmo uma toalha estendida podem ajudar.

Fique em um hotel bacana e pague pouco

Uma dica para encontrar ofertas e opções de hospedagens para todos os bolsos é a ferramenta de viagens Zarpo. Especializada em estadias e pacotes de viagem com ou sem a parte aérea, a Zarpo tem parceiros em todo o Brasil e também no Caribe e no México. Acesse: zarpo.com.br


Mais notícias


Publicidade