Publicidade

viagens

Gosta de literatura? Então aproveite para visitar os principais museus literários de São Paulo

Uma boa notícia para quem gosta de literatura: os principais museus literários de São Paulo já voltaram a funcionar em horário normal

| ACidade ON -

Avenida Paulista. (Foto: Divulgação)

Uma boa notícia para quem gosta de literatura: os principais museus literários de São Paulo já voltaram a funcionar em horário normal. A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, composta pela Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, retomou o funcionamento de terça a domingo, das 10h às 18h.

GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS

A Casa das Rosas recebe até o dia 29 deste mês a exposição Coestelário. A mostra é uma homenagem às vidas abreviadas pela pandemia em 2020. Por meio de "lápides" de poesia visual, ao modo das antigas estelas funerárias, que davam voz e imagem à pessoa querida que partiu, a mostra apresenta 70 estelas, em que o epigrama funerário se funde à imagem, num jogo de constelações.

A exposição reúne 70 poemas visuais criados pelo poeta Guilherme Gontijo Flores em parceria com o ilustrador Daniel Kondo. Aldir Blanc, Moraes Moreira, Olga Savary, Zuza Homem de Melo, Quino, Chica Xavier, Maria Alice Vergueiro e Aritana Yawalpit são alguns dos homenageados da exposição.

Os visitantes ainda poderão apreciar a exposição de longa duração "Estrutura explodida - vidobra de Haroldo de Campos" e conhecer ou rever o belo imóvel do museu, da década de 1930, quando o casarão no estilo clássico francês foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, onde seus herdeiros viveram até os anos 1980.

Quem visitar a Casa Guilherme de Almeida encontrará os móveis, objetos, livros e obras de arte que pertenceram ao patrono do museu, poeta, tradutor e jornalista Guilherme de Almeida, e à sua esposa Baby de Almeida, além de uma exposição temporária de livros raros de autores modernistas, como Pauliceia desvairada, de Mário de Andrade, e Pau Brasil, de Oswald de Andrade.

A Casa Mário de Andrade apresenta na exposição "Morada do Coração Perdido" a trajetória multifacetada do escritor, músico, pesquisador e gestor cultural Mário de Andrade. A mostra revela também curiosidades da residência onde o modernista e seus familiares viveram entre as décadas de 1920 e 1940.

Os visitantes também poderão conhecer a exposição "Fantoches da meia-noite - A modernidade que sai das sombras". A mostra focaliza uma das criações mais representativas do processo de instauração do movimento modernista no Brasil: o raríssimo álbum de gravuras Fantoches da meia-noite, de Di Cavalcanti, publicado em 1921.

Os três museus funcionarão de terça a domingo, das 10h às 18h

Visitas apenas por agendamento via site de cada museu.

Informação nos sites: 

casamariodeandrade.org.br
casadasrosas.org.br
casaguilhermedealmeida.org.br

Onde ficar

Além de mergulhar no universo dos principais escritores brasileiros, aproveite para curtir uns dias na capital paulista. Uma dica de onde ficar é o Vila Galé Paulista. O hotel, que fica a 180 metros da Avenida Paulista, tem uma estrutura com piscina, academia e Spa com banho turco e menu de massagens e tratamentos. As acomodações são em apartamento com vista para a cidade, TV LCD com canais a cabo, ar-condicionado, cofre, frigobar, secador de cabelo e amenities.

Reserve sua estadia no Vila Galé Paulista
 

 


Mais notícias


Publicidade