Publicidade

viagens

Esqueça um pouco das praias paraibanas e vá ver o céu do Sertão

As praias e as belezas naturais da Paraíba conquistam seus visitantes há muito tempo

| ACidade ON -

As praias e as belezas naturais da Paraíba conquistam seus visitantes há muito tempo. (Foto: Divulgação)


As praias e as belezas naturais da Paraíba conquistam seus visitantes há muito tempo. Agora é a vez do céu, no meio do sertão paraibano, chamar a atenção de quem pretende visitar o estado. A pequena cidade de Aguiar, a pouco mais de 250 quilômetros de João Pessoa, está finalizando o projeto Bingo. Trata-se de um radiotelescópio que vai colocar o Brasil no cenário mundial de pesquisa astronômica, mas que também deve atrair turistas que viajam o mundo para observar o universo.

Batizado de Bingo, a estrutura tem como objetivo contemplar o universo e ampliar o conhecimento sobre ele através do mapeamento de objetos e estudo de eventos fora da atmosfera terrestre. O radiotelescópio foi instalado na Serra do Urubu por estar longe das cidades e da poluição eletromagnética, o que oferece uma visão ampla e limpa. A escolha do lugar deve transformar a pequena cidade de Aguiar em um novo ponto turístico no estado. 
 
GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS

"É muito importante compreender o que ocorre acima de todos nós. Tal análise poderá nos trazer dados estratégicos, como identificação e mapeamento de satélites que circulam por aqui, ruídos e ondas de rádio, por exemplo. Em termos de cultura científica, orgulho e reconhecimento nacional isto é muito importante", afirma o professor Elcio Abdalla, coordenador do projeto e professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP).

Enquanto o Bingo não é finalizado, quem aprecia vislumbrar o céu pode visitar outros lugares no país, como o Observatório Antares Universidade Estadual de Feira de Santana na Bahia, além do Pico dos Dias, na região de Minas Gerais. Já em Brasília, é possível conhecer o Observatório Astronômico UnB - FAL Universidade de Brasília. O Observatório Nacional, com sede na cidade do Rio de Janeiro e os planetários localizados em Belém, no Pará; em João Pessoa, na Paraíba e em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, também são ótimas opções.

Onde ficar

Em João Pessoa uma dica é se hospedar no HPlus Beach, que fica bem em frente à Praia de Cabo Branco e a cerca de 1 km da Praia de Tambaú, de onde saem os passeios para as piscinas naturais de Picãozinho. O Hotel dispõe de restaurante onde é servido o café da manhã incluso na tarifa, piscina, bar da piscina e room service. Trata-se de uma hospedagem dog friendly! Os cães de estimação de pequeno e médio porte, até 12 kg, são bem-vindos e tem um custo à parte de R$ 45 por dia. A acomodações vão da categoria Superior Twin, em apartamento de 16 m², TV com canais a cabo, ar-condicionado, cofre, mesa de trabalho, frigobar e amenities, até a categoria Luxo Vista Mar Casal, em apartamento de 24 m², varanda com vista para o mar, TV com canais a cabo, ar-condicionado, cofre, mesa de trabalho, frigobar e amenities.

Reserve a sua estadia no HPlus Beach

Mais notícias


Publicidade