Publicidade

viagens

Capital do caranguejo tem piscinas naturais e turismo religioso no sul do Rio Grande do Norte

Canguaretama é um dos destinos mais atraentes para a temporada de verão no litoral do Rio Grande do Norte

| ACidade ON -

O paraíso em Natal. (Foto: Divulgação)



Canguaretama é um dos destinos mais atraentes para a temporada de verão no litoral do Rio Grande do Norte. A cidade oferece ao seu visitante várias atrações turísticas e históricas, como museus e construções centenárias, além de ser considerada o ponto de partida do Caminhos dos Santos Mártires, roteiro de turismo religioso que vem despontando como um dos novos atrativos do estado. 

GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS
 

Situada a apenas 67 km da capital, Canguaretama é conhecida como "capital do caranguejo" por ser dona de um manguezal de quase 20 kms de extensão. Além de ser a terra onde se come caranguejo, a cidade é para quem aprecia artesanato. Em várias partes do município é possível encontrar produção artesanal feita com matérias-primas regionais e criada de acordo com a cultura e o modo de vida local. Alguns grupos reúnem diversos artesãos da região, disponibilizando espaço para confecção, exposição e venda de peças.

Barra do Cunhaú
A Praia de Barra do Cunhaú oferece belezas naturais, como uma hidromassagem natural formada no meio dos parrachos e piscinas naturais cercadas de rochas, propícias ao banho de mar. A praia é regionalmente conhecida como "o Caribe do Nordeste" e tem extensos manguezais, sendo um polo produtor de camarões, caranguejos e ostras.

Outras atrações, principalmente ligadas ao turismo religioso, são o Engenho de Cunhaú e o Santuário Chama do Amor. Cunhaú já foi o centro mais importante da Capitania do Rio Grande do Norte, durante o Brasil Colônia. As principais festas realizadas na cidade são a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, a Festa dos Mártires de Cunhaú, a Semana da Cultura e o Festival de Verão.

Outro ponto de visitação voltado ao turismo religioso é a Fazenda Cunhaú. O local foi palco do primeiro morticínio de católicos pelas tropas holandesas. Lá são celebradas missas, e é também onde os fiéis vão orar por graças aos Santos Mártires brasileiros.

Barra do Cunhaú é um lugar para quem busca tranquilidade e natureza abundante. Com praias de águas transparentes e areia branca, além de piscinas naturais e pequenas ilhas desertas, o destino garante uma viagem inesquecível e cheia de aventuras.

Água doce e o mar
O Rio Curimataú é o coração da região, já que essa é uma vila de pescadores. Além disso, é pela extensão do rio que ficam muitas das praias desertas da região, que valem muito a pena conhecer. É por causa do Curimataú também que acontece um dos fenômenos mais interessantes da região: o encontro do mar com o rio, uma ilusão de ótica que atrai muitos turistas.

Passeio ecológico de barco
Uma das melhores formas de se conhecer as belezas da região é por barco. Pelo caminho, praias desertas, manguezais e dunas que ficam nas pequenas ilhas de Barra do Cunhaú.

Ilha da Restinga
A Ilha da Restinga fica a aproximadamente 2h da orla e se divide entre o mar de um lado e o rio do outro. Além das lindas praias praticamente desertas para aproveitar, a ilha conta também com dunas que são ideais para a prática de esportes de vento.

Praticar windsurf e kitesurf
A região de Barra do Cunhaú para a prática de wind e kitesurf. Existem diferentes empresas que prestam o serviço de treinamento e alugam os equipamentos, além de diversos roteiros disponíveis. Destacam-se também as práticas do atletismo, vôlei, futebol, futevôlei, canoa havaiana e outros esportes náuticos.

Um dos melhores lugares para praticar kitesurf é a Praia da Boca da Barra, já que os ventos são intensos na região. É por isso também que o mar é mais agitado nesta praia que atrai muitos surfistas.

Praia do Pontal
Com cerca de 5 km de extensão, a Praia do Pontal é uma ótima escolha para quem busca um local tranquilo. É aqui que muitos turistas encontram as condições perfeitas para dar um mergulho e observar os lindos corais, que são famosos por todo o litoral do Rio Grande do Norte. Também é um ótimo lugar para tomar um banho de mar e aproveitar o sol.

Praia da Barrinha
Famosa por ser o ponto de referência do encontro do mar com o rio, a Praia da Barrinha atrai muitos turistas por sua bela paisagem. Muitas vezes, é possível ouvir o encontro das águas e a calmaria que se segue no Rio Catú, o segundo mais importante da região. Além disso, Barrinha conta com piscinas naturais e é o local ideal para um banho de mar.

Boa comida
Uma das principais características de Barra do Cunhaú é que essa é uma vila pesqueira e sua culinária é feita de frutos do mar. Assim, alguns dos principais restaurantes da região têm como base essa grande referência.

Um dos principais restaurantes da região é o Camarão na Fazenda, que é especializado em frutos do mar e que conta com música ao vivo. Além desse, também é possível aproveitar os ingredientes marítimos no Monte das Oliveiras, que é um restaurante-bar à beira-mar focado no preparo de frutos do mar frescos. Outros destaques são a Barraca Miramar, o Canoas Grill, o Tempero Cunhaú e o Brasa Bar Churrascaria.

Como chegar
A forma mais fácil de chegar é partindo do aeroporto internacional de Natal. Lá, é possível alugar um carro ou pegar um táxi até Canguaretama, que é acessível pela direção sul da BR-101. Depois de chegar ao município, é preciso seguir por mais 13 km na RN-269 até chegar a Barra do Cunhaú. Outra opção mais rápida é entrar por João Pessoa. Do aeroporto da capital paraibana, chega-se a Canguaretama e Barra do Cunhaú em menos de 1h40 de viagem, também pela BR-101.

Onde se hospedar
Canguaretama tem diversas pousadas que vão do estilo rústico ao típico praiano. Uma dica para quem pretende passar uns dias na região é ficar em Natal e aproveitar tanto a cidade grande quanto a tranquilidade da vila.

Com estrutura de resort cinco estrelas, o Wish Natal tem acesso direto à praia, infraestrutura de com piscina ao ar livre com vista para o mar, academia, espaço kids com atividades monitoradas, sala de jogos e copa do bebê. Acomodação em apartamento Superior, de 23 m² equipado com TV LED 43", AC, frigobar e janela com vista para as dunas.

Reserve sua estadia no Wish Natal

Mais notícias


Publicidade