Publicidade

viagens

Vá para Bertioga aprender um pouco mais sobre a história do Brasil

Bertioga tem lindas praias que atraem turistas de todo o estado de São Paulo e do Brasil

| ACidade ON -

Bertioga tem lindas praias que atraem turistas de todo o estado de São Paulo e do Brasil. (Foto: Divulgação)



Bertioga tem lindas praias que atraem turistas de todo o estado de São Paulo e do Brasil. Mas a cidade, além de sua beleza natural, abriga uma das mais valiosas e importantes relíquias da história do país: o Forte São João. E Bertioga ganhou no final de semana passado mais um motivo para ser visitada: uma exposição que narra a história do Brasil e de Bertioga juntamente com a história do forte, patrimônio histórico nacional e o primeiro construído no país.

A mostra é concebida a partir de análises e levantamentos históricos executados pelos professores Marília Ariza e Renato de Mattos, e Guilherme Barros, pesquisadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Luiza Giandalia e Pedro Nery, e retrata a história sob diversos pontos de vista, aproximando os bens culturais tombados às comunidades locais contemporâneas, preservando e rememorando os registros históricos brasileiros. 
 
GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS

O caminho que levou à realização da exposição passou pela capacitação de mais de 470 professores da rede pública de Bertioga em educação patrimonial, em fevereiro de 2020. Essas ações contribuem para o processo de candidatura do Forte a Patrimônio Mundial junto ao ICOMOS (sigla em inglês para o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), vinculado à UNESCO.

A exposição é o embrião da constituição de um centro de interpretação deste patrimônio histórico, ao utilizar a educação como ferramenta para exibir as múltiplas narrativas históricas do local ao longo dos séculos, com o objetivo mantê-lo culturalmente presente na comunidade.

A mostra conta com artefatos de diferentes povos indígenas locais como uma canoa, cachimbos, cocar, chocalhos, arco, flechas e lanças. Além disso, o espaço também apresenta quatro peças cenográficas divididas por temas como personagens históricos do Forte, recortes e textos antigos da cidade. Entre os temas, da cultura caiçara a técnicas de canhões.


A exposição pode ser visitada presencialmente de terça a domingo, das 9h às 18h, até o dia 4 de abril. O Forte de São João de Bertioga fica na Av. Vicente de Carvalho, no centro de Bertioga. A entrada é gratuita.

Aproveite para pegar uma praia

Verão chegando, calor e sol convidam para dar uma esticada nas praias da região. Uma dica de hospedagem é o Sofitel Guarujá Jequitimar. Pertinho de Bertioga, o resort é um complexo cinco estrelas frente à Praia de Pernambuco. O Sofitel conta com meia pensão para adultos e pensão completa para crianças até 11 anos. O resort tem infraestrutura completa de lazer, incluindo duas piscinas, kids club, seis quadras esportivas, salão de jogos e playground.

As acomodações vão da categoria Classic, em apartamento de 38 m², varanda com vista para a serra, TV 32", DVD, ar-condicionado, frigobar, cofre, menu de travesseiros, secador de cabelo e amenities, até a categoria Superior Twin, em apartamento de 38 m², varanda com vista para o mar ou piscina (mediante disponibilidade), TV 32", DVD, ar-condicionado, frigobar, cofre, secador de cabelo e amenities.

Reserve sua estadia no Sofitel Guarujá Jequitimar

Mais notícias


Publicidade