Publicidade

viagens

Livro usa personagens históricos para promover Paris

Uma das cidades mais visitadas do mundo e que mais habita a mente dos viajantes é Paris

| ACidade ON -

Uma das cidades mais visitadas do mundo e que mais habita a mente dos viajantes é Paris. (Foto: Divulgação)

Atualmente, conhecer um destino sem ter que enfrentar uma viagem, é uma tarefa muito fácil. Basta pegar o celular, um tablet ou mesmo um computador, e ler milhões de reviews de viajantes, ver posts em redes sociais, mapas on-line e até câmeras em tempo real. E há quem faça tudo isso e se encante e pegue um avião para o seu destino desejado.

Mas conhecer de verdade um destino é também ter uma perspectiva histórica sobre o lugar. Neste quesito, não há nada melhor que um livro, principalmente aqueles que contem, nem que seja um pouco, a história de personagens que se destacaram e tornaram o destino tão especial. 
 
GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS

Uma das cidades mais visitadas do mundo e que mais habita a mente dos viajantes é Paris. Tanto que não faltam livros, filmes, minisséries e documentários sobre a Cidade Luz com as mais diferentes abordagens. O esplendor da arquitetura e dos museus, o romantismo dos jardins e das margens do Sena e a tradição gastronômica são temas inesgotáveis e eternos estímulos à contemplação e ao prazer.

Mas é quase impossível conhecer a Cidade Luz de forma definitiva. Seu fascínio se revela completamente à medida em que o viajante conhece sua história, repleta de personagens e episódios inusitados. Um dos grandes atrativos da capital francesa é o passado pulsando na rua como em nenhum outro lugar no mundo. A cidade também seduz por conta de sua trajetória de superação. Ao longo dos séculos, Paris se reergueu várias vezes após revoluções, epidemias e guerras.

No atual momento, em que as pessoas estão retomando seus planos de viagens, visitar ou revisitar Paris é praticamente um desejo coletivo. Para inspirar os viajantes e proporcionar conhecimento histórico sobre as regiões da cidade, a jornalista Selma Santa Cruz acaba de lançar pela Editora Matrix o livro Para Entender Paris. A obra mostra, entre outras coisas, os bastidores da vida de personagens clássicos como Napoleão Bonaparte, Catarina de Médici, Claude Monet e Victor Hugo e a relação deles com a história parisiense.

O livro é também um convite para viajar a Paris, compreender a cidade e se encantar por ela, mesmo sem sair de casa. Vale a pena dar atenção especial aos capítulos 11 e 17. O primeiro fala da famosa Pont Neuf e de Henrique IV, que reinou na França no século XVI com ideias à frente do seu tempo e foi o protagonista da Noite de São Bartolomeu (a matança de protestantes por católicos radicais, em 1572). O segundo, da Pont des Arts, do Museu dOrsay e de uma revolução na pintura: os impressionistas, e ainda sobre a paixão dos jovens artistas pelas artes plásticas, a luta contra o academicismo dominante e os encontros nos cafés de bairros boêmios, como Pigalle e Montmartre.

Se você pretende visitar ou revisitar Paris, a publicação é uma ótima dica para ter uma visão ainda mais ampla da cidade.

Mais notícias


Publicidade