Publicidade

viu essa?

O que é "batatinha frita 1, 2, 3"?

Entenda da onde vêm expressão e boneca que tomaram conta das redes sociais

| ACidade ON -

 

Boneca faz parte da série da Netflix 'Round 6' (Foto: Reprodução/Netflix)

Não se fala em outra coisa! É funk, paródia, filtro no Instagram, fantasia para o Halloween e é, claro, muitos memes! "Batatinha frita 1, 2, 3" e uma boneca, que pode até parecer simpática, dominaram as redes sociais nos últimos dias. Mas, você sabe o quê isso significa?

A expressão e a boneca marcam uma cena icônica da série da Netflix "Round 6". O sucesso é tanto, que falta pouco para o drama sul-coreano se tornar a produção mais vista da história da plataforma de streaming.

O enredo traz a história de centenas de pessoas que passam por dificuldades financeiras e aceitam um estranho convite para um jogo de sobrevivência. Um prêmio milionário os aguarda, mas as apostas são altas e mortais.

BATATINHA FRITA 1, 2, 3

Entre os desafios enfrentados pelos participantes logo no primeiro episódio da série, está a brincadeira infantil chamada no Brasil de "Batatinha frita 1, 2, 3". 

Na brincadeira, uma pessoa, considerada a líder, fica de costas para os outros participantes e diz uma frase. Depois, ele se vira. Os demais precisam avançar até onde está o chefe, mas só podem se mover quando ele não estiver olhando, caso contrário são eliminados.

O que muita gente não sabe, é que na versão original a frase dita é "A rosa-de-saron floresceu". Também conhecida como hibisco da Síria ou "mugunghwa", a flor é considerada um símbolo nacional da Coreia do Sul.

Em "Round 6", a expressão dita pelo líder foi adaptada conforme os costumes de cada país. No Brasil, a frase escolhida foi "Batatinha frita 1, 2, 3", que é a que mais se adequa a versão brasileira da brincadeira. 



BONECA

"Batatinha frita 1, 2, 3" seria inofensiva, se não fosse por um detalhe cruel. Na série, uma boneca é a líder da brincadeira e elimina de forma sangrenta os participantes que se moverem.

Para a gravação, a Netflix construiu a boneca em tamanho real e recentemente ela deu até "entrevista". A conversa faz parte de uma ação de marketing da plataforma de streaming para promover ainda mais a série.

Para o site Vulture, a boneca disse que pode ser chamada de Chantal e desconversou sobre o boato de ser a namorada do boneco do filme "Jogos Mortais": "talvez sim", afirmou.

Em entrevista ao portal Naver, a diretora de arte de "Round 6", Chae Kyung-Sun, revelou que o visual da boneca é inspirado nos livros didáticos infantis das décadas de 1970 e 1980, principalmente na personagem Young-hee. Já a franja, remete a filha do criador da série, Hwang Dong-Hyuk.  

Nas Filipinas, uma réplica da boneca foi instalada pela Netflix em um shopping em Manila. Ela examina uma faixa de pedestres para pegar aqueles que tentarem atravessar na hora errada (veja abaixo). E aí, você teria coragem? 




Mais notícias


Publicidade