- Publicidade -
Black FridayIntenções de compras crescem 32% durante a Black Friday de 2023

Intenções de compras crescem 32% durante a Black Friday de 2023

Neste ano de 2023, o Black Friday será em 24 de novembro, a última sexta-feira deste mês.

- Publicidade -

E chegou novembro e junto a ele as tão sonhadas promoções da Black Friday, que vem se tornando uma tradição em Araraquara e em todo o país.

Neste ano de 2023, o Black Friday será em 24 de novembro, a última sexta-feira deste mês.

- Publicidade -

Levantamento da MField, agência especializada em estratégia em redes sociais, revela crescimento de 32,2% nas intenções de compras entre consumidores entrevistados.

Na comparação com o ano passado, quando 43,4% responderam que fariam compras na data, houve crescimento vertiginoso na intenção. No mais atual levantamento, 75,6% disseram que abririam a carteira para as compras.

Criada nos Estados Unidos, onde tem relação com o Dia de Ação de Graças, a data caiu “como uma luva” no calendário de compras brasileiro. Celebrada antes do Natal, logo após a primeira parcela do 13º salário, o Black Friday se tornou chave para a compra de presentes com descontos.

Outra pesquisa, feita pelo Google, mostra que o Black Friday se tornou um meio de antecipar as compras natalinas ou de Ano Novo. 56% gostam de aproveitar a data para adiantar os presentes e 32% já estão pensando no que vão comprar neste ano.

Mais um levantamento, também feito pelo buscador com base nos interesses dos usuários, mostra quais produtos são os queridinhos deste ano: equipamentos eletrônicos (58%), vestuários e acessórios (56%), eletrodomésticos (43%), beleza e cuidados pessoais (40%) e livros (31%).

- Publicidade -

Economia favorece

Há fatores econômicos e da sociedade que ajudam a explicar a animação do brasileiro em relação à Black Friday deste ano, segundo especialistas.

Um dos fatores é o dólar. Ao longo do ano passado, o dólar ficou na maior parte do tempo acima dos R$ 5. Já neste ano, está mais barato, com valores próximos a R$ 4,80.

A cotação da moeda estrangeira é importante na precificação de diversos produtos que estarão em promoção na Black Friday, sobretudo os eletrônicos.

Outro ponto é a redução da taxa Selic, que impõe menor pressão sobre o custo do crédito, facilitando o crediário das lojas.

Talvez o mais importante seja a inflação. Com os preços de produtos em queda, os brasileiros veem discreta folga no orçamento doméstico e tendem a preencher a lacuna com compras de produtos necessários para o bem-estar.

O ambiente macroeconômico mais favorável, somado à redução do desemprego deixam os consumidores mais animados com a data de compras.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -