Cerca de 90 mil imóveis de Araraquara serão visitados pelos agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a partir desta segunda-feira (1º). Até o dia 31 de outubro, acontece a coleta de informações do Censo 2022.
Ao todo, 130 recenseadores e 25 supervisores estão percorrendo os bairros para visitar os domicílios da população. Todos estão identificados com crachá, colete e boné.
VEJA TAMBÉM
Covid-19: Araraquara põe fim ao estado de calamidade pública
Via de Araraquara terá trânsito interrompido por 60 dias
“É um momento muito importante no qual a gente vê as condições de vida da população. A gente esta dando voz a população, para que ela exponha suas condições de vida e a gente conheça a realidade do nosso país. Todas as ações e políticas públicas da próxima década serão embasadas no resultado obtido neste Censo”, disse o coordenador de área do IBGE, André Cavalieri em entrevista à Rádio CBN.
O horário das visitas acontece, principalmente, das 8h às 20h, inclusive aos finais de semana. Mas, a jornada de trabalho pode ser ampliada caso seja necessário.
“Tem bairros onde as pessoas normalmente trabalham e a gente não consegue encontrar durante o dia. Então, depois do horário comercial a gente consegue fazer muitas entrevistas”, explicou.
O último Censo foi realizado em 2010. De lá para cá, o instituto registrou maior aumento da densidade populacional na zona norte de Araraquara, que inclui o bairro Selmi Dei e alguns residenciais, como o Vale Verde.
“Por isso estamos direcionando um contingente considerável de recenseadores para cobrir esta região”, completou o coordenador.
O Censo 2022 começou em junho, com a coleta de informações referentes à infraestrutura e características urbanísticas da cidade. Agora, os agentes voltam a campo para a segunda fase, que são as entrevistas.
Em caso de dúvida sobre a identidade dos recenseadores e supervisores, basta solicitar o número de matrícula e consultá-lo neste site.
LEIA MAIS
Brasil passa dos 66,5 milhões de inadimplentes em maio