Alunos de Araraquara são destaque em concursos nacionais Alunos de Araraquara são destaque em concursos nacionais

Alunos de Araraquara são destaque em concursos nacionais

124 estudantes da rede municipal foram medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

Alunos da rede municipal são destaque nacional (Foto: Tetê Viviane)
 

Alunos da rede municipal de Araraquara são destaque em concursos nacionais de ciências sociais. A Secretaria Municipal da Educação premiou 124 alunos medalhistas das 23ª e 24ª edições da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 14ª e 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).


O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenção (CEAR), na quarta-feira (1º), e teve presenças do prefeito Edinho, da secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, e de coordenadores e gestores da Secretaria da Educação.

Estudantes de 11 escolas foram premiados: Emef José Roberto Pádua de Camargo, Emef Profª Altamira Amorim Mantese, Emef Profª Dra. Ruth Villaça Correia Leite Cardoso, Emef Profª Gilda Rocha de Mello e Souza, Emef Prof. Henrique Scabello, Emef Prof. Olga Ferreira Campos, Emef Prof. Waldemar Saffiotti, Emef Rafael de Medina, Emef do Caic Engenheiro Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, Emef do Caic Prefeito Rubens Cruz e Emef do Campo Hermínio Pagotto.

Receberam seus certificados e medalhas 67 premiados da 23ª edição da OBA e 4 medalhistas da 14ª edição da MOBFOG, realizadas em 2020 (por conta da pandemia não houve premiação); e 51 medalhistas da 24ª edição da OBA e 2 medalhistas da 15ª edição da MOBFOG, realizada neste ano.

Entre os premiados esteve a aluna Maria Luiza Mendes Pereira Rocco, do 9º ano A da Emef Rafael de Medina, que, em 2020, foi pré-selecionada via OBA para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021 - a aluna participou da fase online do processo que escolheu os estudantes para participar dos treinamentos de 2021; os estudantes selecionados para os treinamentos de 2021 comporiam as equipes brasileiras que participam das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021.

As duas competições, OBA e MOBFOG, são realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Enquanto a OBA é uma prova com questões de astronomia e astronáutica, a MOBFOG consiste na confecção e no lançamento de foguetes.

O objetivo das duas iniciativas é estimular o interesse dos jovens pelas ciências espaciais. Podem participar estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio.

'É muito gratificante ver a qualidade da nossa Educação municipal e ver que os alunos da rede pública são capazes de fazer o que eles fizeram. O que faz a diferença é uma palavra chamada oportunidade. Com oportunidade, os talentos aparecem. Quem sabe, no futuro, tenhamos diversos cientistas entre os estudantes premiados nos dois concursos. Parabéns a todos os alunos, a seus professores, diretores e a toda a Rede Municipal de Educação', disse o prefeito Edinho.

A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, parabenizou todos os alunos pelos prêmios recebidos e destacou a importância da ciência, fazendo um paralelo com a situação da pandemia.

'Agradeço a cada uma das crianças que aqui estão. A ciência e o conhecimento são a base vital para que continuemos aqui. Nos últimos anos, a humanidade tem passado por uma provação. E foi a ciência e o conhecimento que permitiram que a gente tivesse a vacina [contra a Covid-19] e pudesse estar aqui nos cumprimentando, estarmos pertos uns dos outros', afirmou Clélia.

Em razão do enfrentamento da pandemia, a Secretaria da Educação utilizou o evento para também homenagear o prefeito Edinho, a secretária de Saúde, Eliana Honain, e a diretora executiva da FunGota (Fundação Municipal Irene Siqueira Alves Maternidade Gota de Leite), Lúcia Ortiz, pelo trabalho de referência no enfrentamento à Covid-19 no município.

Ainda estiveram presentes na solenidade a coordenadora da Educação Básica, Ana Beatriz Lia Vaccari; a coordenadora de Políticas Educacionais, Márcia Maria da Costa; além de diretores das escolas municipais, professores e alunos.

Amanda Rocha

Amanda Rocha é formada em jornalismo e atua na imprensa do interior paulista desde 2010. Fotojornalista, filmmaker e repórter de matérias do cotidiano, cultura e causas sociais. Nascida em Bauru, está radicada em Araraquara há sete anos, integra a equipe do acidadeon Araraquara desde 2016. Gosta de contar histórias através de imagens e textos. Publicou dois livros de fotografia: “A imagem no museu do sonho – uma visão imaginária de Sandman” (2014) e “Imagens em Jogo” (2017). É compositora e guitarrista na banda La Burca, tem três discos lançados de forma independente. + info

Mais Notícias

Mais Notícias