- Publicidade -
CotidianoCeia de Natal também é para veganos e vegetarianos

Ceia de Natal também é para veganos e vegetarianos

Tender vegetariano, rondele de abobrinha, seitan, entre outros pratos são opções procuradas na data por quem não come carne

- Publicidade -

Mandi Seni é chef de cozinha vegana em Araraquara e ensina receitas descomplicadas em suas redes sociais (Foto: Amanda Rocha)

 

- Publicidade -

 

 

 Peru, tender, lombo …são comidas clássicas da ceia de Natal, certo? Mas você sabia que elas existem em versões para vegetarianos e veganos? 

Opções para esse público crescente são encontradas em Araraquara, seja em restaurantes especializados em comida vegetariana ou em canais do Youtube que ensinam como se prepara um prato especial para a data e sem carne. 

A chef de cozinha vegana Mandi Sene, 29 anos, ensina receitas descomplicadas através de seu canal e perfil do Instagram.
Ela enfatizou que é preciso descontruir a visão de que vegano ou vegetariano só come salada. 

- Publicidade -

“Temos que descontruir essa visão que vegano só como salada. O arroz e feijão e até mesmo macarrão já são naturalmente veganos e muitos pratos do final de ano, como farofa e cuscuz marroquino já são veganos na sua origem”, apontou. 

Em suas redes sociais, a chef passa receitas caseiras de forma descontraída. “Busco descomplicar essa visão elitizada do veganismo e mostro pratos populares. São receitas caseiras para tirar esse estigma de complicado e que pode ser feito em casa”, pontuou.  

 

Rondele de Abobrinha é uma opção para a ceia de Natal vegana (Foto: Pamela Wolf /Divulgação)

 CARNE VEGETAL

Mandi comentou que o seitan é uma carne vegetal muito utilizada em pratos no final de ano, e substitui a proteína na alimentação de quem não come nada de origem animal. 

“O seitan é uma carne vegetal é feita a partir do glúten e tem uma textura muito próxima a da carne e é um dos principais pratos de se usar no lugar de um assado e é um prato barato de se fazer”, disse. 

Além do seitan, há também pratos com vegetais, como o rondele de abobrinha recheado de tofu. O tofu é um queijo produzido a partir da soja e tem uma textura firme, sendo outra alternativa para recheios sem origem animal. 

“Eu uso o vegetal no lugar da massa e de recheio uso o tofu que se assemelha muito a ricota, e rondele de ricota é bem tradicional e fica uma adaptação bem legal para o Natal. Além de ser um prato barato, é muito nutritivo”, recomendou. 

Já o peru, lombo e tender ela prefere substituir por grãos. Mas há outras opções como o presunto vegetariano, que é usado para fazer o tender”.   

COZINHA ORIENTAL VEGETAL

A chef Mirian Li é especializada em comida oriental vegetariana e vegana. Ela é proprietária do restaurante Dragão & Fênix, na Vila Xavier, em Araraquara. 

Para a ceia de Natal deste ano ela sugere o Tender Vegetariano. 

O tender” é feito de proteína de soja e tem uma textura parecida com a de origem animal, e pode ser defumado. 

No preparo do prato, a chef Lin adiciona mel, cravo, suco de abacaxi e tomate cereja. O preparo é rápido, cerca de 30 minutos já está na mesa. O prato natalino sai por R$45. 

“Fica muito bom acompanhado de yakisoba, yakimeshi ou até mesmo a berinjela agridoce”, comentou a chef. 

Encomendas para o Natal ou Ano Novo podem ser feitas pelo Whatssap (16) 98111-4356 (Mirian) 

Tender vegetariano é uma especialidade da chef Mirian Lin de Araraquara (Foto: Divulgação)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -