Com o apoio de imobiliárias, a prefeitura de Araraquara está vistoriando imóveis à venda ou disponíveis para locação visando localizar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Somente no Jardim Esmeralda, a meta é vistoriar 42 imóveis até o fim do mês – até o momento, foram 16.
“A gente vai até a imobiliária, eles fornecem a chave, vamos até o imóvel e lacramos. Agora, quando a casa é desocupada e não tem imobiliária, a gente tem uma certa dificuldade em localizar o proprietário”, disse à EPTV a gestora de controle de vetores, Natalia Carolina de Oliveira.
Desde o início do ano, Araraquara registrou 545 casos de dengue, sete de chikungunya e um de zika. As três doenças têm o mesmo agente causador, o mosquito Aedes aegypti.
Segundo Natália, outra forma de combater os criadouros em imóveis desocupados é o agendamento da vistoria pelo proprietário. Foi o que fez o aposentado Jorge Humberto Carvalho, dono de uma área de lazer.
“A gente tenta deixar sem água parada, cuidar da piscina, colocar cloro e limpar as calhas, cuidar do ambiente”, disse ele.
Este agendamento pode ser feito pelo telefone (16) 3303-3123. “O proprietário que quiser ter acesso a este trabalho de lacração, de orientação, que também é muito bom para ele, entra em contato com a gente e agendar o horário”, afirmou a gestora.
A dona de casa Carla Maria Santos Alves mora no Jardim Pinheiros. Ela contraiu dengue duas vezes em menos de um ano e sabe da importância da prevenção.
“Eu tenho que ter cuidado, se não tem brinquedo de criança jogado no quintal, se não tem recipiente que possa estar juntando água, uma tampa, um pote, o potinho dos cachorros, tem que estar sempre atento, não pode vacilar”, afirmou.
De acordo com a gerente do controle de vetores, Alessandra Cristina do Nascimento, o número de focos de criadouros do mosquito ainda é muito grande.
“Em áreas de transmissão, onde tem doente de caso positivo de dengue, são encontrados muito facos. Para exemplificar, em uma área de 10 quarteirões, eliminamos 22 recipientes com larvas. A situação é de atenção redobrada neste momento”, concluiu. (Com informações da EPTV)