- Publicidade -
CotidianoComigo-ninguém-pode: conhecida por atributos de proteção, planta é usada em portas de comércios da Vila Xavier

Comigo-ninguém-pode: conhecida por atributos de proteção, planta é usada em portas de comércios da Vila Xavier

Comerciantes afirmam que o vegetal com folhas amareladas e esverdeadas tem propriedades mágicas

- Publicidade -

Dieffenbachia, mais conhecida como Comigo-ninguém-pode. De nome peculiar, a planta virou queridinha dos comerciantes da Vila Xavier.

O motivo? Há quem diga que o vegetal com folhas amareladas e esverdeadas tem propriedades mágicas. A principal é afastar o olho gordo e a inveja.

- Publicidade -

“Onde eu vou ela me acompanha. Quem me ensinou foram os mais idosos, sempre escuto eles, os mais experientes”, disse o barbeiro Valdo Martinez de Castro, mais conhecido como ‘Val’, de 63 anos.

Como o nome já faz jus ao seu respeito, o fãs dizem que ‘ninguém pode’ mesmo. “Se o mal entrar aqui a planta já afasta”, afirmou a comerciante Cláudia Elisa Cerminaro, de 48, que também absorveu a sabedoria e ensinamentos dos avós.

‘Mãe’ e ‘filha’ gigantes

Na frente da barbearia de Val, localizada na Alameda Paulista, dois vasos com plantas de três metros chamam atenção logo na entrada.

O vaso da planta ‘mãe’ já rendeu 20 mudinhas. “Faz pouco tempo que ela (a grande) tá comigo, mas já tive outras. Tenho Espada de São Jorge também”. O barbeiro compartilhou as mudinhas com outros comerciantes, como a Claudia que tem uma papelaria a poucos metros dali.

Antes de ganhar a muda de Val, ela teve outras plantas de proteção na entrada da loja, com Espada de São Jorge, Guiné e Arruda, também conhecidas como plantas de proteção.

- Publicidade -

“Tenho também aqui nesse corredor, outras plantas. Tem que ter, se não, as coisas ruins entram.”

Poderosa

Cláudia também virou fã da planta (Foto: Raquel Baes/acidade on)

As plantas tem local certo: logo na frente, na porta dos estabelecimentos.

“Quando vem gente com olho gordo, ela vai amarelando na ponta. Antes de ter essa na frente, todas as plantas que eu comprava e deixava aqui, não dava dois dias, morriam”, completou Cláudia.

Val acredita que algumas dicas ajudam a potencializar o poder e força de purificação da planta.

“Dar um banho nela, sempre conversando como se fosse uma filha. Eu não acreditava, mas hoje eu faço isso. Também colocar uma de cada lado da entrada, para a pessoa entrar no meio da planta, porque se alguém vier com alguma maldade, não pega em você, pega na planta.”

Sucesso confirmado

(Foto: Wikipedia)

A atendente de paisagismo, Mariana Lupino, confirma que a planta tem sido mesmo a queridinha dos comerciantes da Vila Xavier.

“Geralmente saem 30 mudas por mês da Comigo-Ninguém-Pode, e outras 30 da Espada de São Jorge. As pessoas que buscam realmente procuram para a entrada de seus estabelecimentos, para combater o mal olhado.”

Em meio a tantas outras espécies que também são conhecidas no meio popular por seus poderes místicos, a Comigo-Ninguém-Pode é muito procurada por ser resistente. “A arruda por exemplo já não é tanto”, completou Lupino.

Apesar de parecer inofensiva, as folhas da espécie têm substâncias venenosas e é preciso tomar cuidado para que animais e crianças não tenham acesso fácil à planta.

- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -