- Publicidade -
CotidianoConfeiteiras de Araraquara usam climatizadores para ajudar na produção dos ovos de Páscoa

Confeiteiras de Araraquara usam climatizadores para ajudar na produção dos ovos de Páscoa

Altas temperaturas atrapalham a produção do chocolate e exigem criatividade dos profissionais para driblar seus efeitos

- Publicidade -

*Com informações da EPTV

Calor e chocolate não combinam. E às vésperas da Páscoa, as confeiteiras de Araraquara usam diferentes estratégias para garantir a produção e entrega das delícias em perfeito estado.

- Publicidade -

Cinara Argenton Telarolli, por exemplo, tornou o gelo seu principal aliado nessa “batalha”. Não para a receita, mas para garantir que o ambiente esteja ideal para o preparo no calorão.

“Não tem condições. Não conseguimos mais trabalhar durante o dia e obrigatoriamente a trabalhamos praticamente na madrugada, pois não tem como”, disse.

As luvas também se tornaram acessórios ainda mais importantes. É que até mesmo o calor das mãos da confeiteira também contribui para derreter o chocolate dos ovos de Páscoa.

Depois de prontas, as cascas são colocadas em caixas e levadas para um quarto com ar-condicionado. Além do cuidado para produzir, é preciso atenção para transportar.

“Dentro do carro precisa estar dentro de uma sacola térmica, o próprio ar-condicionado do carro ajuda, porque se não é difícil chegar inteiro, como o cliente quer receber”, afirmou.

- Publicidade -

Outra dificuldade enfrentada pelos confeiteiros é na hora da temperagem do chocolate, uma vez que existe uma temperatura ideal para dar “ponto”.

“Na hora da temperagem, a bancada quente prejudica porque você tem que dar o choque térmico no chocolate, então a bancada precisa estar na temperatura correta. Como você quer chegar a 27 graus, se a bancada estiver a 30, não tem como”, explicou.

Adriana Caren Cassin Duz, confeiteira

Desde que começou a produzir ovos de Páscoa, há quatro anos, essa é a primeira vez que Adriana vai trabalhar em um ambiente climatizado e mais tranquilo.

“O ideal para você trabalhar com o chocolate é de 18 a 21 graus, então o mais próximo que você conseguir disso para garantir a sua produção é ideal. O que fazíamos era produzir as casquinhas e aí para elas não derreterem durante o dia usávamos isopor com uma caixa dentro e placas de gelo”, finalizou.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -