- Publicidade -
CotidianoConsulta pública da Anvisa sobre cigarros eletrônicos acaba nesta sexta-feira

Consulta pública da Anvisa sobre cigarros eletrônicos acaba nesta sexta-feira

Mesmo sendo proibidos, os produtos são amplamente comercializados

- Publicidade -


Interessados em participar da consulta pública da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre cigarros eletrônicos no Brasil têm até esta sexta-feira (9)
para enviar suas contribuições, por meio do formulário eletrônico disponível no portal da Anvisa.

O cidadão poderá opinar sobre o texto da proposta de resolução que prevê a manutenção, no Brasil, da proibição da fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte, publicidade e divulgação desses produtos ao público, prevista desde 2009.

- Publicidade -

A participação tem caráter consultivo e deve ajudar a Anvisa a tomar decisões relativas à formulação, definição e revisão de políticas públicas em torno dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs). Até a última segunda-feira (5), a Anvisa já havia recebido 7.677 contribuições sobre o tema.

A consulta nº 1.222/2023 começou em dezembro, com prazo de 60 dias de duração para recebimento, para a sociedade opinar sobre o texto que propõe a manutenção da proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar no país.

Após o período de recebimento das contribuições, a Anvisa irá avaliá-las e divulgar um relatório da consulta pública no próprio portal.

Desde 2009, a Anvisa proíbe a importação, comercialização e publicidade de quaisquer tipos de dispositivos eletrônicos para fumar, por determinação, no Brasil. À época, a agência reguladora justificou a decisão baseada no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovem as alegações atribuídas a esses produtos.

Mesmo sendo proibidos, os produtos são amplamente comercializados.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -