- Publicidade -
CotidianoCriança de 3 anos é internada após ser picada por escorpião em Matão

Criança de 3 anos é internada após ser picada por escorpião em Matão

Até o momento, foram 472 acidentes deste tipo registrados em todo Estado; garoto passou por exames e não corre risco de morte

- Publicidade -

Um menino de 3 anos foi picado por escorpião, na noite da última segunda-feira (22), no bairro Santa Cruz, em Matão. Até o momento, foram 472 acidentes deste tipo registrados em todo Estado de São Paulo.

O garoto foi levado ao Hospital Carlos Fernando Malzoni. Ele passou por exames, permanece internado, mas sem risco de morte.

- Publicidade -

Em entrevista à EPTV, o gerente de Vigilância em Saúde, Jonatas Carlos Custódio, disse que terrenos no entorno da residência da família foram vistoriados e nenhum foco foi localizado.

“A gente realizou a vistoria nos terrenos ao lado da residência. São terrenos grandes, porém, não estão com mato alto, são plantações. Tem algumas madeiras, mas que estão posicionadas do jeito correto e sem risco do aparecimento de escorpião“, afirmou.

O QUE FAZER?

De acordo com a secretaria de Saúde do estado, dos acidentes com escorpião registrados em 2024, um resultou em morte. Em todo ano passado, foram 49,3 mil casos, com sete óbitos.

Segundo Custódio, a orientação é que a população comunique o Centro de Controle de Vetores sempre que algum escorpião for encontrado, independente de ocorrer ou não a picada.

“A gente realiza a vistoria no quintal, nas duas casas a direita e a esquerda e na casa do fundo para ver se algum deste imóvel pode ser o possível criador do escorpião”, explicou.

- Publicidade -

No dia-a-dia, a recomendação, principalmente para quem tem criança pequena em casa, é evitar restos de construção no quintal, verificar a vedação da caixa de esgoto e instalar telas nos ralos.

“O escorpião é sensível ao cheiro. Então, às vezes, conforme o morador passa o queresone no quintal, que vai para a rede de esgoto, pode ocorrer do escorpião recuar”, pontuou sobre o uso do combustível, adotado por alguns moradores.

O Centro de Controle de Vetores de Matão fica na Rua Luciano Gandini, 842, no Centro. O telefone de contato é o (16)3384-4034. (Com informações da EPTV)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -