- Publicidade -
Cotidiano'De barriguinha cheia': projeto espalha comedouros para animais de rua em Araraquara

‘De barriguinha cheia’: projeto espalha comedouros para animais de rua em Araraquara

Em três anos de existência, o projeto conta com integrantes fixos (a maioria advogados), além de voluntários, parceiros e quase 40 pontos de alimentação ativos e instalados em diversos bairros de Araraquara

- Publicidade -

Uma forma de cuidado, carinho com pets que não têm um colo para onde retornar. Desde 2021, com ações simples e apoio de lojistas o projeto “Patas de Rua”, de Araraquara, vem oferecendo alimentação para os chamados ‘animais comunitários’.

A alimentação é oferecida em comedouros de PVC espalhados pela cidade, geralmente próximo a lojas que ficam responsáveis por manter esses locais.

- Publicidade -

Em três anos de existência, o projeto conta com integrantes fixos (a maioria advogados), além de voluntários, parceiros e quase 40 pontos de alimentação ativos e instalados em diversos bairros de Araraquara.

“Temos comedouro no Centro, no Jardim das Estações, Jardim Acapulco, no Aeroporto, Jardim Pinheiros, próximo ao antigo Shopping Tropical, Santa Angelina, em Américo Brasiliense tem dois”, , contou um dos voluntários responsáveis pelas ações, o advogado Vinicius Motta, de 29 anos.

Animais comunitários

No estado de SP a Lei Nº 12.916 define direitos dos animais comunitários desde 2008. Segundo a legislação, o animal comunitário é “aquele que estabelece com a comunidade em que vive laços de dependência e de manutenção, embora não possua responsável único e definido”.

“Essa lei garante que animais possam ser tratados, cuidados e respeitados seu espaço ainda que estejam em situação de rua. Baseado nisso, o projeto surgiu visando dar amparo para os animais, ou seja, nossa principal missão é promover ações sociais voltadas aos animais em situação de rua e paralelamente levar conscientização à população”, relatou Vinicius.

O projeto surgiu com a campanha dos comedouros. “É um trabalho permanente nosso. Sempre que recebemos doações e fundos, destinamos parte disso à compra das matérias primas e confeccionamos os comedouros para atender as pessoas que nos procuram”, afirmou.

- Publicidade -

Atualmente, a quantidade de material recebido pelo grupo varia, de 20 kg a 40 kg de doações por mês.

Como ajudar

Projeto Patas de Rua (Foto: Arquivo Pessoal)

O projeto está de braços abertos para receber novas doações e parcerias. As doações podem ser feitas em dinheiro ou em ração.

Quem quiser ajudar o projeto pode entrar em contato pelas redes sociais, tanto Instagram como Facebook.

“Aceitamos qualquer doação: ração, dinheiro, ou o material dos comedouros. Importante ressaltar que também damos assistência à colônia de gatos do aeroporto de Araraquara, também estamos em conversa para começar a ajudar a colônia de gatos da Unesp. Por isso, toda ajuda vale ouro”, completou Vinicius.

- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -