- Publicidade -
CotidianoDIG investiga quatro furtos de creche e escola de Araraquara em cinco dias

DIG investiga quatro furtos de creche e escola de Araraquara em cinco dias

Crimes foram registrados em unidades de educação do São José e do Carmo; um homem de 24 anos foi preso

- Publicidade -
CER do São José foi invadido três vezes em cinco dias (Foto: Colaboração)

Em apenas cinco dias, criminosos invadiram e furtaram o CER (Centro de Educação e Recreação) Carmelita Garcez, no bairro São José, e a Escola Estadual Victor Lacorte, no Carmo, ambas em Araraquara, quatro vezes. Em um dos casos, um homem, de 24 anos, foi preso em flagrante.

Segundo a SSP (secretaria da Segurança Pública de São Paulo), os casos foram registrados pela Polícia Civil como dano e furto e são investigados pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Araraquara.

- Publicidade -

“A autoridade policial realiza todas as diligências cabíveis para identificar e deter os autores dos delitos”, informou a secretaria por meio nota.

VEJA TAMBÉM

Mãe e filha são vítimas de assalto ao chegar em casa no Jardim das Estações

Jovem é preso com dinheiro, crack e maconha em Boa Esperança do Sul

O primeiro caso foi registrado no dia 24. Criminosos invadiram o CER e furtaram computadores e materiais de escritório. No dia seguinte, a mesma creche voltou a ser invadida, teve portas arrombadas, salas reviradas e objetos levados.

- Publicidade -

Dois dias depois, a escola estadual, que fica no mesmo endereço, mas em bairro diferente, também foi alvo da criminalidade e diversos itens do laboratório de informática foram furtados, como notebooks.

A secretaria da Educação de São Paulo disse que lamenta o fato e que a gestão da unidade está fazendo um levantamento dos itens furtados para serem repostos.

Segundo a pasta, todas as unidades da rede estadual de ensino possuem câmeras de segurança integradas e a Polícia Militar foi acionada assim que o furto foi constatado.

Assim que a gestão identificou o furto, na manhã de 27 de julho, a Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrência foi registrado. Como as demais unidades da rede estadual, a unidade possui câmeras instaladas, que são conectadas com o Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar, por meio do Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (Gispec), e mantém contato com os batalhões regionais”, pontuou a secretaria em nota.

Na última sexta-feira (28), após dois crimes, o CER Carmelita Garcez voltou a ser invadido. Desta vez, o suspeito foi detido pela GCM (Guarda Civil Municipal) ainda no local.

De acordo com a prefeitura de Araraquara, o homem flagrado pelas câmeras do circuito interno de segurança e detido pela GCM é o mesmo que teria praticado outros furtos nos dias anteriores.

O município garantiu ainda que, assim como nas vezes anteriores, o alarme disparou e que guardas municipais foram até o local assim que o Centro de Operações e Inteligência identificou pelas imagens a presença do criminoso dentro da unidade.  

Houve danos no sistema de alarme e na porta da cozinha em razão de arrombamento. Várias mercadorias já estavam separadas para serem levadas, como carnes, produtos de limpeza e luvas cirúrgicas, porém nada foi subtraído em razão da pronta ação dos guardas municipais”, informou o município por meio de nota.

Por conta da ação criminosa, a creche precisou adaptar os atendimentos aos alunos de período integral até que a perícia da Polícia Científica fosse realizada.

O homem foi conduzido ao Plantão Policial e depois levado para a Cadeia de Santa Ernestina. O caso foi registrado como furto tentado.

A SSP justificou ainda que “mantém há mais de 25 anos um policiamento dedicado exclusivamente às escolas, sejam elas municipais, estaduais ou privadas” e que “atualmente, 600 policiais militares atuam no Programa Escolar, selecionados com base em um perfil específico e treinados para lidar com o público escolar.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -