- Publicidade -
CotidianoGeloteca precisa de doações de livros para continuar incentivando a leitura

Geloteca precisa de doações de livros para continuar incentivando a leitura

Geladeira do São Geraldo foi alvo de vandalismo e cerca de 150 livros foram danificados; veja como ajudar

- Publicidade -

 

Geloteca do São Geraldo foi reabastecida depois de vandalismo danificar livros (Foto: Amanda Rocha)

- Publicidade -

O projeto Geloteca, que incentiva a leitura em Araraquara há quatro anos, precisa de ajuda para continuar espalhando livros pela cidade. Recentemente, um dos pontos foi alvo de vandalismo, o que danificou cerca de 150 livros.

A Geloteca é uma biblioteca dentro da geladeira. O projeto foi criado pelo taxista Marcelo César da Silva, mais conhecido como Marcelo Geloteca. “Eu peguei uma geladeira que não utilizada na minha casa, coloquei na praça do São Geraldo e comecei a colocar livros para população passar, pegar, ler e devolver”, conta.

A inspiração para começar o projeto veio quando o filho mais velho de Marcelo ingressou na Unesp. “Por ter lido para os filhos, achei que colocando livros na rua eu podia ajudar os filhos dos outros, fazendo com que as pessoas lessem para os seu filhos e elas tivessem a mesma sorte que meu filho teve por fazer uma faculdade pública”, recorda.

Hoje são cinco geladeiras cheias de livros em Araraquara. A primeira fica na praça do São Geraldo, onde tudo começou, já que Marcelo trabalha como taxista no local. “Tem uma dentro do Parque do Botânico, onde o pessoal do parque se responsabilizou pelo projeto e cuida”, conta.

Também tem uma geladeira dentro da Udefa (União dos Deficientes Físicos de Araraquara). “Passo lá pelo menos duas vezes por semana para reorganizar”, diz.

- Publicidade -

A quarta geladeira fica na Panificadora Vale dos Pães, no Vale do Sol, onde o grupo SOS Fraterno Irmã Dulce toma conta junto com a proprietária da padaria. “Temos também uma geladeira doada para uma creche voluntária e assistencial. Eles não tinham uma biblioteca”, afirma.

A intenção é instalar um sexto ponto do projeto Geloteca em Araraquara, também em parceria com o grupo SOS Fraterno Irmã Dulce, desta vez no bairro Cruzeiro do Sul. Recentemente, porém, a geladeira do São Geraldo foi alvo de vandalismo e atrasou esta ampliação.

Uma pessoa vomitou na geladeira do São Geraldo recentemente, danificando cerca de 150 livros. “Precisamos reabastecer e não temos material para começar o projeto no Cruzeiro do Sul. Estamos pedindo doação de livros, neste momento é muito importante”, diz.

COMO AJUDAR
A Geloteca aceita livros infantis, infanto-juvenis e também para o público adulto, não didáticos. “Com mais doações, a gente consegue encher a geladeira para começar o projeto no Cruzeiro do Sul”, explica Marcelo.

As doações podem ser levadas na praça do São Geraldo ou na Panificadora Vale dos Pães, na rua João Batista Marchezi, 1.099, no balão do Vale do Sol. Quem não puder levar pode ligar para o Marcelo que ele busca. O telefone é (16) 9-9783-3470.

Os livros são todos carimbados, evitando que sejam comercializados. “Eu não queria jamais que o projeto acabasse, mas com a dificuldade que estamos tendo, o São Geraldo corre o risco de perder a Geloteca”, finaliza.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -