Operação “Pente Fino” realizada pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) encontrou diferença no peso de produtos consumidos durante a Páscoa. Em Araraquara, os agentes identificaram irregularidade no peso do bacalhau vendido em um supermercado do Jardim Bandeirantes.
Das 13 amostras analisadas, cinco apresentavam diferenças entre a etiqueta e o peso real do produto.
VEJA TAMBÉM
Empresas de Araraquara abrem 36 vagas para todos os níveis de ensino
Hospital de Américo está com processo seletivo para duas vagas
A fiscalização foi realizada na última quinta-feira (30) e avaliou o peso dos produtos em supermercados de pequeno, médio e grande porte. Além da Morada do Sol, estabelecimentos da Capital, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Ribeirão Preto e Sorocaba também foram fiscalizados.
De acordo com o Ipem-SP, dos 105 produtos avaliados, 15 apresentaram erro, e dos 25 estabelecimentos fiscalizados, 10 foram autuados.
Agora, as empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. O valor das multas pode chegar a R$ 1,5 milhão.
Segundo o superintendente do instituto, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, o objetivo de identificar irregularidades em produtos é garantir que o consumidor não seja prejudicado.
“Intensificamos nossas ações neste período do ano devido à alta demanda em produtos embalados sem a presença do consumidor. Na correria das compras fica difícil para o consumidor procurar uma balança para verificar se realmente está levando a quantia correspondente ao indicado na embalagem, o peso real do produto. Cabe a nós, órgão de fiscalização, proteger a população nas suas relações de consumo”, explicou.
LEIA MAIS