- Publicidade -
CotidianoPrefeitura de Araraquara tem 30 dias para regularizar situação da UPA

Prefeitura de Araraquara tem 30 dias para regularizar situação da UPA

Denúncias feitas pelo SISMAR foram acatadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) que cobra regularização do município

- Publicidade -

 

Condições críticas da Upa Central de Araraquara é alvo do MPT (Foto: Amanda Rocha)

- Publicidade -

 

 

 

 

A denúncia feita ao Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest) pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara (SISMAR) sobre a situação crítica das instalações e condições de trabalho da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Araraquara é alvo do Ministério Público do Trabalho (MPT). 

- Publicidade -

Na última terça-feira (31), o MPT exigiu uma resposta da Prefeitura de Araraquara em 30 dias sobre a situação de irregularidades e eventuais regularizações no local. 

Em novembro de 2021, SISMAR denunciou a situação crítica da Upa Central, e cobrou medidas de proteção à saúde dos servidores.
Relatório do Cerest assinado por um engenheiro em Segurança do Trabalho da Prefeitura atestou as más condições de trabalho e de estrutura. 

“Fiação elétrica exposta, cupim em quase todas as portas, salas sem ventilação, infiltração nas paredes e até um contêiner servindo como “puxadinho”, são alguns dos principais problemas identificados pelo Sindicato”, apontou nota do Sindicato.

SITUAÇÃO CRÍTICA

Ainda de acordo com a nota, no relatório do Cerest, o engenheiro em segurança do trabalho chamou a atenção para o descumprimento de normas regulamentadoras de instalações sanitárias e de segurança nos serviços de saúde.

Falta de assento e tampo nos vasos sanitários, lixeiras, torneiras e pias inadequadas, além da falta de dispositivos com sabão e com papel toalha foram notados.

“É assustador, mas em meio à pandemia mais mortal dos últimos 100 anos, na principal unidade de urgência e emergência da cidade há, no mínimo, risco de incêndio, de acidentes com a mobília e de contaminação, mas a lista de problemas é enorme”, frisou o sindicato.

Em nota, a Prefeitura de Araraquara disse ter ciência da referida intimação e, responderá no prazo estabelecido.

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -