- Publicidade -
CotidianoPúblico-alvo deixa de se vacinar contra a gripe em Araraquara

Público-alvo deixa de se vacinar contra a gripe em Araraquara

Cobertura vacinal está em 44%; adesão à vacina contra o sarampo também preocupa na cidade

- Publicidade -

Até o momento, a vacina da gripe é destina a grupos prioritários (Foto: Divulgação/PMC)

 

- Publicidade -

Menos da metade do público-alvo tomou a vacina contra a gripe, em Araraquara. Com meta de imunizar 90% dos grupos prioritários, apenas 44% se protegeram contra a doença. 

Fazem parte do público-alvo idosos, trabalhadores da saúde, profissionais da educação e das forças de segurança, além de crianças de 6 meses a 5 anos. 

Segundo a secretaria municipal de Saúde, a adesão da população à vacina contra a gripe sempre foi um desafio. Apenas em 2020, a meta foi alcançada. 

“A pandemia avançava e a população entendeu que o imunizante seria uma proteção importante contra as síndromes gripais. Com a chegada das vacinas contra a covid-19, estas passaram a ser prioridade das pessoas”, explicou o município por meio de nota. 

Outra preocupação é a cobertura vacinal contra o sarampo. Entre crianças de seis meses a dois anos, está abaixo dos 90%. 

- Publicidade -

A faixa etária de 6 meses a menores de 1 ano é a que mais preocupa: apenas 74% deste público tomou a primeira dose do imunizante. A meta são 95%. 

A doença que era considerada erradicada voltou a aparecer em 2018. Diante deste cenário, o Brasil perdeu a certificação de País livre do Sarampo.  

Campanha Nacional da Vacinação contra o Sarampo segue até 31 de agosto. (Foto: Divulgação/PMSC)

Para o médico sanitarista, Rodolpho Telarolli, os baixos níveis de cobertura destas vacinas são preocupantes. Já que se trata de doenças que se transmitem de forma aérea, pela respiração. 

“Essa classe de doenças tem maior transmissibilidade nos meses de outono e inverno, quando as pessoas tendem a permanecer mais em ambientes internos, com as janelas fechadas, com menor ventilação, favorecendo a transmissão”, explicou.  

“Nesses meses o ar fica mais frio e seco deixando as vias aéreas do corpo humano mais sensíveis, mais sujeitas às doenças do aparelho respiratório, o que favorece as complicações”, completou. 

A secretaria de saúde de Araraquara disse que as equipes das unidades de saúde estão atentas e “alertam as mães sobre a necessidade de manter a carteirinha de vacinação em dia, assim como os agentes comunitários de saúde, que também orientam a população”. 

CAMPANHAS 

Diante da baixa cobertura vacinal, foi prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 24 de junho. Os públicos prioritários podem se vacinar em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. 

Em relação ao sarampo, o município afirmou que é fundamental que o ministério da Saúde realize campanhas nacionais de conscientização da população sobre a importância da vacina. “É um esforço contínuo que demanda uma mobilização geral, em todas as esferas”, afirmou.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -