- Publicidade -
CotidianoQueimadas crescem 260% e Araraquara registra mais de 90 focos de incêndio em 2024

Queimadas crescem 260% e Araraquara registra mais de 90 focos de incêndio em 2024

De acordo com o programa Queimadas do Inpe, somente na primeira semana de maio, foram 56 focos de incêndio identificados na cidade

- Publicidade -

O número de queimadas em Araraquara cresceu 260% de janeiro a abril deste ano na comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com o programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Nos primeiros quatro meses de 2024, foram registrados 36 focos de incêndio. No mesmo intervalo do ano passado, foram 10.

- Publicidade -

Os dados mostram que os casos não param de subir. Somente na primeira semana de maio, foram 56. Ou seja, 92 ocorrências no acumulado do ano.

No último sábado (4), por exemplo, moradores do Jardim Dummont registraram incêndios no entorno do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão.

O coordenador da Defesa Civil de Araraquara, Luiz Dall’acqua, disse que o órgão observou um aumento gradual nas queimadas desde o início do ano. Segundo ele, a maioria ocorre na vegetação de lotes e terrenos.

“A princípio, está crítica a situação. A gente está tendo muitos relatos de incêndios por dia.”

Luiz Dall’acqua – coordenador da Defesa Civil de Araraquara

Na próxima quinta-feira (16), a prefeitura de Araraquara deve lançar a Operação Estiagem 2024, com a integração de diversas secretarias, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Com o início da Operação, a Defesa Civil passará a contar com uma equipe com dois agentes e equipamentos apenas para o controle de pequenos focos de incêndios.

- Publicidade -

Dall’acqua explicou que a orientação é que a população acione o Corpo de Bombeiros pelo 193. A corporação será a responsável por fazer uma triagem e direcionar qual o órgão competente para controlar as chamas.

“O bombeiro colhe a solicitação, faz a triagem e vê o que é possível de a Defesa Civil atender ou não”, completou.

Ele ressaltou ainda que as queimadas provocam devastação da vegetação, morte ou sequela de animais. “É muito preocupante esta situação. Além de poder causar também uma tragédia quando acontece próximo a instrumentos públicos e residências, e os males à saúde”, concluiu.

FIQUE ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara e região? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -