- Publicidade -
CotidianoTrânsito na Via Expressa rende reclamações de condutores em Araraquara

Trânsito na Via Expressa rende reclamações de condutores em Araraquara

Somente um dos cruzamentos da Via possui fluxo de aproximadamente 40 mil veículos por dia

- Publicidade -

A Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, é conhecida como um rápido acesso para diferentes bairros de Araraquara, mas, de um tempo para cá, com o aumento no fluxo de veículos, a via tem sido alvo de reclamações.

Atualmente, são três faixas em praticamente toda a sua extensão que são ocupadas por carros em filas a perder de vista. Parece o cenário de trânsito em capitais, mas, na verdade, é em Araraquara, uma cidade do interior de São Paulo.

- Publicidade -

“Muito movimento de carros, uma loucura, você tem que andar perdendo hora do trabalho, bem terrível mesmo. Tem que sair cedo de casa. No final da tarde é impossível, terrível mesmo”, relatou um condutor “preso” no trânsito.

Somente em um dos cruzamentos, com a Alameda Rogério Pinto Ferraz, a estimativa é de que passem aproximadamente 40 mil veículos por dia. Nos horários de pico são três mil por hora, ou seja, cerca de mil veículos a mais em comparação com outros períodos.

“Para a saída do Centro, penso ser um pouco pior. Para a Vila, é um pouco mais tranquilo”, pontuou outra condutora que utiliza diariamente a Via Expressa.

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Araraquara, Nilson Carneiro, reconheceu que o cenário exige medidas. Uma delas, segundo ele, já foi tomada a partir dos semáforos que foram interligados a uma central para funcionarem de acordo com a movimentação de carros para dar maior fluidez.

“O sistema está com uma carga muito grande, a estabilização do preço da gasolina faz com que as pessoas andem mais de carro e muita gente se transferiu do transporte coletivo para os aplicativos e com isso aumentou o número de viagens por carro na cidade”, analisou Nilson Carneiro, autoridade de Trânsito na cidade.

Nilson Carneiro, secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana

Em nota, a secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que a Via Expressa é monitorada por vídeo e possui radares fixos nos dois sentidos para tentar inibir as infrações de trânsito e, consequentemente, acidentes. A administração municipal explicou ainda que a Avenida recebe o reforço na fiscalização com a instalação de radares móveis e nos principais cruzamentos existem faixas exclusivas de paradas para motociclistas na frente de outros veículos (Com informações da EPTV Central).

- Publicidade -
- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -