- Publicidade -
CotidianoUso de antidepressivos com anti-inflamatórios pode causar hemorragia digestiva

Uso de antidepressivos com anti-inflamatórios pode causar hemorragia digestiva

Estudo feito pela Unesp Araraquara comprova o risco da automedicação; pesquisadores vão investigar se há causas genéticas

- Publicidade -

*POR EPTV CENTRAL

Um estudo conduzido na Faculdade de Farmácia da Unesp em Araraquara revelou que a combinação de antidepressivos com anti-inflamatórios ou aspirina pode levar a casos de hemorragia digestiva. A pesquisa reforça os riscos da automedicação.

- Publicidade -

“Nós avaliamos especificamente os antidepressivos e vimos que só o uso do antidepressivo não está associado à hemorragia digestiva, mas quando é utilizado junto com anti-inflamatórios não esteroidais, especialmente de maneira irracional e sem acompanhamento de um profissional da saúde, há um risco de hemorragia digestiva, bem como o antidepressivo associado à aspirina.”

Marcela Forgerini, uma das autoras da pesquisa

Para chegar a essa conclusão, a pesquisa envolveu a avaliação de 900 pacientes atendidos pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e pelo Hospital Estadual de Américo Brasiliense ao longo de quatro anos de trabalho.

A pesquisa agora continua investigando se há alguma causa genética para os problemas causados pela combinação desses tipos de medicamentos.

“Nesse momento, estamos avaliando o DNA desses pacientes para ver se há fatores genéticos que influenciam no risco de hemorragia digestiva. Nós temos que considerar que o paciente é um conjunto de fatores que pode potencialmente influenciar nesse risco”, explica.

Marcela Forgerini, uma das autoras da pesquisa

Este estudo é parte do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara e contou com o apoio de estudantes e professores da USP de Ribeirão Preto e de duas universidades europeias.

Marcela Forgerini, é uma das autoras da pesquisa (Foto: Reprodução EPTV)

O QUE É A HEMORRAGIA DIGESTIVA?

A hemorragia digestiva consiste na perda de sangue através de qualquer ponto do tubo digestivo, que inclui o esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e canal anal.

RISCO DA AUTOMEDICAÇÃO

A automedicação é uma prática comum no Brasil, onde muitas pessoas, ao se sentirem mal, recorrem a farmácias e compram medicamentos por conta própria para tratar sintomas como dor de cabeça, garganta ou dores musculares. No entanto, essa prática pode representar sérios riscos à saúde.

- Publicidade -

Um levantamento do ICTQ (Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico) em 2022 revelou que 90% dos brasileiros se automedicam, um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2014.

Os principais medicamentos usados por conta própria são:

  • Analgésicos: 64%;
  • Antigripais: 47%;
  • Relaxantes musculares: 35%.

Além disso, sintomas como ansiedade, estresse e insônia também são motivos para automedicação em pelo menos 6% da população.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -