- Publicidade -
CotidianoVítima de incêndio em Araraquara recebe doações, mas continua sem ter para onde ir: 'tragédia'

Vítima de incêndio em Araraquara recebe doações, mas continua sem ter para onde ir: ‘tragédia’

- Publicidade -

Paulo Henrique da Silva, de 31 anos, está tentando se reerguer, desde que a sua casa pegou fogo, na manhã da última quarta-feira (15), no bairro do Santana, em Araraquara. Ele recebeu muitas doações, mas continua sem ter para onde ir.

“Estou muito abalado porque eu perdi tudo, tudo, tudo […] ainda não estou acreditando, foi uma tragédia“, disse.

- Publicidade -

Sem querer ir embora, Paulo passou o dia olhando para os destroços do imóvel. Dois passarinhos, que estavam em gaiolas, e um gato morreram no incêndio.

“Ele não queria ir embora, estava só com a roupa do corpo, sem se alimentar […] É muito triste você ver a pessoa perder tudo e ficar sentada em frente de casa vendo as coisas cair, desmoronar e não querer ir embora”, lembrou a vizinha Cilaine Anselmo Barcellos, 43.

Paulo está desempregado. Ele passou esta noite na casa da mãe, que não pode acolhê-lo porque cuida de uma filha em tratamento contra o câncer e o espaço é pequeno.

Na manhã desta quinta-feira (16), a família esteve na secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social na expectativa de conseguir o aluguel social. Mas, o benefício foi negado porque a família não se encaixa nos critérios do programa.

“Eu estou com a minha filha com câncer, é uma casa pequena e eu não tem condições de ele ficar lá. Expliquei para a assistente social, mas ela disse que o aluguel social é para quem não tem família nenhuma”, lembrou Verônica Maria da Silva, 50.

- Publicidade -

Sem ter para onde ir, Paulo também não consegue buscar as doações que recebeu, como móveis, mesa de cozinha e geladeira. Por enquanto, ele deve ficar em um pensionato.

“Teve um pessoal que doou, mas que não tem como trazer. E eu não tenho como buscar porque não tenho aonde colocar”, explicou.

Procurada, a secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informou que está acompanhando o caso, prestando orientações e todo o apoio necessário, e que o morador está recebendo toda assistência das equipes da secretaria e também do Fundo Social de Solidariedade.

Quanto ao aluguel social, o município justificou que existe um trâmite administrativo, incluindo análise do Comitê Municipal de Locação Social. “Todo esse processo leva um tempo e está sendo iniciado hoje”, informou. (Leia a íntegra da nota abaixo)

Paulo acompanha com tristeza o trabalho de combate às chamas do Corpo de Bombeiros (Foto: Milton Filho/ acidade on)

SOLIDARIEDADE

Mesmo diante das adversidades, o morador disse que ficou surpreso com a solidariedade das pessoas. Ele recebeu doações de roupas, dinheiro e alimentos.

“De repente muita gente começou a ligar, doando roupas, móveis. Isso traz muito conforto para quem perdeu tudo, não tem nada. Agora, estou usando a roupa que ganhei ontem porque eu estava só com a roupa do corpo”, contou.

As doações chegaram por intermédio da Cilaine, que disponibilizou o próprio telefone para receber ligações e mensagens. À medida que chegava, ela repassava a ajuda para a vítima.

A gente nunca imagina que tantas pessoas têm muito bom coração. Graças a Deus, ele recebeu várias doações, que vão ajudá-lo, porque ele merece”, disse a vizinha.

Embora agradecido pelas doações, Paulo pediu apenas uma oportunidade para reconstruir a sua vida. “Estou desempregado. Então, o que estou mais precisando no momento, a ajuda que seria melhor, é de um emprego”, desabafou.

COMO AJUDAR

Cilaine disse que pretende continuar ajudando e sendo a ponte entre a família e os doadores. Por isso, qualquer contato pode ser feito pelo telefone (16)9.9793-3184.

“Vai dar tudo certo, Deus é muito bom e ele vai estar na casinha dele e ele vai ter tudo o que ele perdeu de volta”, concluiu a vizinha.

Corpo de Bombeiros levou cerca de 40 minutos para controlar as chamas (Foto: Milton Filho/ acidade on)

O INCÊNDIO

Paulo morava em uma casa que pegou fogo e ficou completamente destruída, na manhã desta quarta-feira (15), no bairro do Santana, em Araraquara.  A suspeita é que o incêndio tenha começado em uma ligação clandestina de energia.

As chamas se espalharam rapidamente e consumiram todo o imóvel, que fica no cruzamento da Rua Castro Alves (R.16) com a Avenida Cristóvão Colombo. Por sorte, ele e o filho, 6, não estavam no local.

Alunos de uma academia que fica ao lado perceberam a nuvem de fumaça, foram até a residência e conseguiram resgatar o cachorro da família, que agora está na chácara de um amigo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou cerca de 40 minutos para controlar as chamas. Uma UR (Unidade de Resgate) também foi mobilizada para atender a ocorrência.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA SECRETARIA

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência de Desenvolvimento Social (SMADS) da Prefeitura de Araraquara estão acompanhando o caso desde o seu registro, no feriado desta quarta-feira (15), prestando orientações e todo o apoio necessário ao homem que ocupava a residência que foi destruída pelo fogo, no Santana.

Ainda ontem, as equipes também entraram em contato com sua ex-esposa e constataram que ela e o filho do casal já estavam residindo com a mãe da mulher e, por isso, eles não sofreram perdas materiais no incêndio. Sobre o homem, ele informou que um vizinho havia cedido uma residência para ele se abrigar e também sua mãe relatou às equipes que poderia acolhê-lo em sua residência.

Mesmo assim, a ele também foi oferecido acolhimento na Casa de Acolhida, onde já foi acolhido outras vezes, mas ele disse que está hospedado em uma pensão, com alguns pernoites já pagos.

Quanto ao aluguel social, existe um trâmite administrativo, incluindo análise do Comitê Municipal de Locação Social. Todo esse processo leva um tempo e está sendo iniciado hoje.

Enquanto, ele está recebendo toda orientação e a assistência que precisa das equipes da SMADS e também do Fundo Social de Solidariedade.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -