- Publicidade -
EconomiaPapelarias de Araraquara investem em inovação para aumentar movimento em janeiro

Papelarias de Araraquara investem em inovação para aumentar movimento em janeiro

Além das tendências, para competir com os atrativos da internet, as lojas têm investido em tecnologia, design e inovação

- Publicidade -

O período de volta às aulas se aproxima e com ele as papelarias de Araraquara aproveitam para lucrar em um dos meses mais movimentados para o setor: janeiro.

Além das tendências, para competir com os atrativos da internet, as lojas têm investido em tecnologia, design e inovação.

- Publicidade -

“Papelaria não é mais como antigamente, a gente todo ano trabalha com materiais muito inovadores. De um ano para outro, uma simples canetinha hidrocor vira uma canetinha hidrocor com carimbo na ponta, para ser mais atrativo”, afirmou João Pedro Rigolin, 24 anos, administrador de uma papelaria na Vila Xavier.

Papelarias de Araraquara investem em inovação para aumentar movimento em janeiro (Foto: Raquel Baes/acidadeON)

Aumento de vendas

Rigolon, que trabalha na papelaria da Vila Xavier há 7 anos, disse que espera um aumento de 40% no volume de vendas em janeiro, em comparação aos demais meses do ano.

“É uma demanda muito grande, pelo fato da maioria das escolas voltarem em fevereiro, janeiro é onde se concentra a maioria dos pais para comprar os materiais”, explicou o administrador.

A preparação para o período começou no ano passado, ainda no primeiro semestre, quando a temporada de volta às aulas de 2023 terminou em março.

“Logo que acaba a temporada de 2024 já começamos a preparar a de 2025. Em abril começamos a comprar para o ano que vem, estocar, porque ai os preços estão mais competitivos.”

- Publicidade -
Papelarias registram aumento de vendas em janeiro com volta às aulas (Foto: Raquel Baes/acidade on)

Já José Roberto Fávero de Souza, 61 anos, proprietário de uma papelaria no Centro que está há 31 anos no mercado, espera um movimento dez vezes maior.

“Cresce muito mesmo, para você ter uma ideia temos um estacionamento para 10 veículos, mais 5 aqui, 15. E tem dia que não dá conta, tenho que abrir aqui do lado da loja para poder estacionar no fundo”, contou.

O ticket médio gasto na loja segundo Souza, gira em torno dos R$ 500.

Papelarias registram aumento de vendas em janeiro com volta às aulas (Foto: Raquel Baes/acidade on)

Não mais como antigamente – tendências e inovação

Para conseguir competir com os atrativos e o produtos oferecidos no meio virtual, as papelarias físicas também precisaram inovar, para acompanhar as rápidas mudanças no comportamento do consumidor.

Temos uma pesquisa de estoque, começamos a nos preparar de acordo com o que foi vendido, em relação a tendências, estamos junto às indústrias antenados, para saber qual é a aposta do ano seguinte

disse Rigolon.

As apostas desse ano na papelaria são as princesas da Disney nas mochilas, e outras bolsas mais básicas e lisas que atendem a linha teen. Já nos cadernos, a linha do filme recém-lançado Wonka, da franquia da Fantástica Fábrica de Chocolate, e do bruxo mais popular de Hollywood: Harry Potter, que segundo o administrador, não sai de moda.

Outro material que tem feito sucesso, não só por ali, mas também na papelaria de Souza no Centro é um hibrido de fichário e caderno, “projetado para oferecer maior praticidade e organização aos usuários”, segundo o fabricante.

hibrido de fichário e caderno é aposta das papelarias de Araraquara este ano (Foto: Raquel Baes/acidade on)

Aliás, o fator da usabilidade tem saído cada vez mais da internet, com a busca maior por materiais “customizáveis”. As mochilas de personagem por exemplo, apesar de ainda procuradas, vem perdendo espaço para marcas que investem no ‘básico’, com cores sólidas, lisas e pequenos detalhes.

Outro produtor inovador – muito pedido na papelaria de Souza no Centro – são os cadernos com QRCode, que facilitam os estudos armazenando os conteúdos escritos nas linhas físicas em uma aplicativo no celular. O lápis infinito, que promete escrever até 20 quilômetros, também é um material muito procurado pelos cliente do local este ano.

De A a Z a gente trabalha com tudo

garantiu Souza.
Mochilas de cores neutras sem personagens ganham, espaço nas prateleiras este ano (Foto: Raquel Baes/acidade on)
- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -