O AZ Araraquara conheceu, nesta terça-feira (22), sua segunda derrota na temporada 2022. Jogando em Santa Catarina, os araraquarenses foram superados pelo Brusque, por 63 a 61 e avançaram à próxima fase do Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino.
O resultado deixou o AZ na vice-liderança da Conferência Jatyr Schall, atrás do Flamengo Blumenau. Ambos terminaram com 10 vitórias e somente duas derrotas, mas os catarinenses levaram a melhor nos critérios de desempate e ficaram com a liderança da chave.
Além de Araraquara e Blumenau, avançaram para as quartas de final do Brasileiro a Liga Sorocabana e o próprio Brusque – vitória deixou o time à frente do Tatuí nos critérios de desempate. Agora, os classificados aguardam a conclusão da Conferência Amaury.
Após o turno e returno das Conferências Jatyr Schall e Amaury Pasos, quatro equipes de cada conferência avançam para as quartas de final, que será jogada em melhor de três partidas. Os quatro times vencedores disputam o Final Four, com local ainda a ser definido.
Os times devem chegar para a disputa da próxima fase no dia 15 de abril. O confronto que abre a série melhor de três acontece no dia 16, um sábado, enquanto o segundo jogo ocorre no domingo, 17 de abril. Caso necessário, o terceiro jogo está previsto para 18 de abril.
O JOGO
Em quadra, Araraquara e Brusque fizeram um confronto equilibrado do início ao fim. AZ fechou o primeiro quarto em vantagem – 20 a 14 -, porém, viu o adversário crescer na partida a partir do segundo quarto, assumir a ponta do marcador e fechar o jogo com 63 a 61.
Lucas Brito, do Brusque, foi eleito o melhor jogador da partida, ao anotar 18 pontos, dois rebotes e ser o responsável pela bola da vitória, restando dois segundos para zerar o cronometro. Rafa Stabile foi o destaque do AZ com 22 pontos, 9 rebotes e 3 assistências.