Muitas vezes não nos damos conta do quanto os pneus do nosso carro são importantes. Pneus bem calibrados e em bom estado são um dos principais itens de segurança na cidade e nas estradas. Mas você presta atenção na ‘saúde’ deles? Além de salvarem a sua vida, com dicas simples você pode prolongar a vida útil deles e economizar seu dinheiro.
“Muitos clientes têm dúvidas sobre como garantir a durabilidade dos pneus de seus carros”, comentam Heraldo e Everaldo Oliveira, proprietários da Estradão Auto Center. Pensando nisso, os irmãos prepararam 10 dicas de como fazê-los durar mais e você, sempre rodar com segurança. De quebra, ainda evita levar uma multa. Veja!
1 – Nunca se esqueça de calibrar
Pesquisas mostram: pneus que circulam com quantidade de ar abaixo da recomendada têm a vida útil bastante reduzida. Se você rodar com cinco libras abaixo, pode diminuir em até um quarto a durabilidade deles. E aí? Vai querer gastar mais?
2 – Faça o rodízio corretamente
A maior parte dos fabricantes defendem o rodízio porque os pneus da frente costumam ter um desgaste três vezes maior que os das rodas traseiras. Recomenda-se trocar as posições a cada 8 mil km rodados.
3 – Alinhamento e balanceamento são fundamentais
Andar com o carro desalinhado ou desbalanceamento são dois dos principais motivos para desgaste irregular dos pneus. Faça um teste: solte a direção e veja se o carro continua em linha reta. Se não, é hora de alinhar. Se o volante estiver trepidando, faça o balanceamento. O ideal é fazer os dois procedimentos a cada 8 mil km rodados.
4 – Use rodas e pneus indicados
Utilize medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera o equilíbrio do carro.
5 – Cuidado na hora do ‘freio de mão’
Muitas vezes não nos atentamos no piso onde paramos os carros. Evite estacionar com as rodas muito presas às guias ou em buracos que possam fazer algum tipo de pressão ou até corte na borracha. Na hora de descer do carro, dê uma olhada.
6 – Pneus melhores na frente ou atrás?
Essa questão gera sempre muita dúvida, mas não deveria. Os melhores e mais novos pneus devem ficar nas rodas traseiras. Isso dará maior estabilidade ao veículo.
7 – Como saber a hora de trocar os pneus?
A forma mais indicada é ver as letras TWI na lateral dos pneus. Quando o desgaste chegar, não tem jeito. É hora de trocar. Seus pneus estão carecas.
8 – Verifique se não há desgaste irregular dos pneus
Sempre que der, repare se os pneus não estão gastando demais um dos lados. Isso pode ser o sinal de que a roda não está alinhada e balanceada e você está jogando dinheiro fora porque está ‘comendo’ seu pneu mais rápido do que deveria.
9 – Cuide de todo o veículo
Faça com frequência manutenções preventivas em todo o veículo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente e podem danificar os pneus.
10 – Olhe por onde anda
Tome sempre cuidado com as lombadas e buracos no asfalto. Mesmo andando com velocidade mais alta, mantenha a atenção no caminho porque é isso que pode poupar os seus pneus e rodas.
Quer tirar mais dúvidas, fazer uma boa revisão e ficar tranquilo? Passe no Estradão Auto Center, na Rua José do Patrocínio (Estradão), nº 408, na Vila Xavier, ou na Rua Nove de Julho, a Rua 2, nº 1.947 no Centro. O telefone da loja da Vila Xavier é (16) 3333-6000 e da loja do centro é (16) 3331-4477.
O ESTRADÃO AUTO CENTER
A história da empresa começou em 1987, quando os irmãos Heraldo, José e Everaldo Oliveira abriram uma borracharia em Araraquara. Anos mais tarde surgiu o Estradão Auto Center, que foi uma das primeiras empresas a ingressar no ramo da manutenção veicular. Antes, um carro ficava dias nas oficinas mecânicas e a partir daí, em um auto center, o veículo ficava pronto rapidamente, facilitando demais para os motoristas que precisavam do carro para passear ou trabalhar.
Hoje a empresa é voltada para a venda de pneus para todos os tipos de veículos, trabalhando com várias marcas importadas e nacionais.