Araraquara foi uma das cidades afetadas pelo apagão que deixou diversos estados brasileiros sem energia elétrica por alguns minutos, na manhã desta terça-feira (15). A CPFL Paulista não informou, porém, quantas pessoas foram prejudicadas.
A queda de energia foi registrada na cidade por volta das 8h40 e o fornecimento foi reestabelecido cerca de 20 minutos depois. O acidade on recebeu relatos de moradores da Vila Xavier, Vila Harmonia e Santa Angelina.
A CPFL Paulista informou que registrou desligamento no SIN (Sistema Interligado Nacional), que é coordenado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema), provocando interrupção para parte dos clientes. De acordo com a concessionária, “todos os clientes foram restabelecidos e aguarda mais informações do ONS referente à causa.” (LEIA A ÍNTEGRA DAS NOTAS ABAIXO)
VEJA TAMBÉM
Obra do Daae deve afetar abastecimento de água em mais de 16 bairros de Araraquara
Plantão Policial e Distritos Policiais de Araraquara têm novo endereço
O ministério das Minas e Energia esclareceu que uma ocorrência na rede de operação do SIN interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, mas que as causas ainda estão sendo apuradas.
“A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e, até 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, informou o ministério em nota.
O ministro Alexandre Silveira publicou em uma rede social que determinou a criação de uma sala de situação, acompanha o processo de retomada e determinou a apuração das causas do incidente.
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA CPFL
A CPFL informa que registrou, na manhã desta terça-feira, 15, desligamento no Sistema Interligado Nacional (SIN), que é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), ocasionando interrupção para parte dos clientes das quatro distribuidoras, CPFL Paulista, Piratininga, Santa Cruz e RGE. A CPFL esclarece que todos os clientes foram restabelecidos e aguarda mais informações do ONS referente à causa.
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DO MINISTÉRIO
O MME, a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8).
Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e, até 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possivel. O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
LEIA MAIS
Coaf aponta movimentação suspeita em contas de sargento auxiliar de Bolsonaro