- Publicidade -
Lazer e culturaDocumentário sobre Madre Maurina, freira presa na ditadura, é exibido em Araraquara nesta terça

Documentário sobre Madre Maurina, freira presa na ditadura, é exibido em Araraquara nesta terça

“Maurina, O Outono que Não Acabou”, premiado na Espanha e nos EUA, resgata a história da religiosa presa e torturada pela Ditadura Militar

- Publicidade -

Araraquara recebe nesta terça-feira (19) a exibição do documentário de longa-metragem “Maurina, o Outono que Não Acabou”, no Sesc às 19h.

A entrada é gratuita. O trabalho, produzido entre 2020 e 2021, foi premiado no Festival de Cinema Independente de Sevilha na Espanha nas categorias: “Melhor documentário de longa-metragem”, “Melhor diretor de documentário de longa-metragem”, “Melhor diretor estreante de documentário de longa-metragem”.

- Publicidade -

Após a sessão haverá debate com o diretor do filme, Gabriel Mendeleh, e a historiadora Nainora Freitas, uma das entrevistadas do filme. O documentário ganha circuito e será exibido em diversas cidades no Estado de São Paulo, começando por Araraquara, local onde a freira presa na ditadura viveu reclusa nos últimos anos de vida.

Sobre o documentário

Madre Maurina foi a única mulher religiosa presa no Brasil em decorrência da ditadura. O longa-metragem faz um resgate histórico ao se debruçar sobre documentos da época, jornais, arquivos e entrevistar ex-presos políticos, advogados, historiadores, religiosos e jornalistas que conheceram a freira dentro e fora das prisões.

Em 85 minutos, o documentário mostra a trajetória de Madre Maurina desde quando foi diretora do Lar Santana em Ribeirão Preto-SP, orfanato criado em 1931 que serviu de abrigo a crianças carentes até ser fechado em 2014. Em outubro de 1969, acusada de um suposto envolvimento com o grupo terrorista Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN), foi presa e sofreu diversas torturas físicas e psicológicas. Ela passou pela cadeia pública Cravinhos (SP) e pelas prisões de Tiradentes e Tremembé, ambas em São Paulo (SP).

O filme foi produzido pela Kauzare Filmes e foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – PROAC, em 2019. Já a distribuição tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Governo Federal, o Ministério da Cultura e a Lei Paulo Gustavo.

- Publicidade -

Maurina: O Outono Que Não Acabou

Retirada de ingressos na Central de Atendimento, com 1h de antecedência

Terça-feira (19), às 19h
Local: Teatro Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha)
Entrada Gratuita

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -