Debates sobre o futebol feminino , roda de samba e feirinha encerram a a exposição itinerante “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol”, em Araraquara, neste próximo sábado (15).
A exposição está em cartaz na Biblioteca Mario de Andrade desde janeiro.
Na primeira atividade do encerramento, a jornalista, pesquisadora, militante do futebol de mulheres e curadora da exposição Lu Castro coordena um bate-papo com Janaine Vicente Camargo, auxiliar técnica sub-15 e Treinadora sub-12, feminino da Ferroviária.
VEJA MAIS
Inscrições para Semana Luís Antonio Martinez terminam nesta semana
Prefeitura de Araraquara realiza concurso com salários de até R$ 3,1 mil
Elas vão falar sobre a regulamentação do futebol de mulheres no Brasil – lembrando que a modalidade ficou proibida no Brasil por 38 anos, entre 1941 e 1979, e só foi regularizada em 1983.
Ao meio-dia, tem apresentação do grupo Bonde das Batukeras, um grupo de percussão formado só por mulheres, e às 14h roda de samba com Ligia Teubl e Pedro Luiz, nas rodas de Rio-São Paulo.
Durante todo o dia, das 9h às 17h, o público poderá também passear pela feira Quem Garimpa Acha, que vai reunir brechós e estandes de gastronomia.
A programação é realizada pelo Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
A exposição itinerante “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” está em cartaz desde janeiro em Araraquara.
Ela é uma versão da mostra montada no Museu do Futebol em 2019, e que teve mais de 200 mil visitantes.
Mais duas cidades paulistas vão receber a exposição até o fim do ano. Em cada município, ela ganha um módulo dedicado ao futebol de mulheres da cidade – em Araraquara, foram incorporados acervos e histórias da Ferroviária, um dos clubes pioneiros no investimento consistente na modalidade no país.
Além da Biblioteca Mário de Andrade, o Sesc Araraquara também participa da exposição, recebendo um pebolim fabricado com exclusividade para o Museu do Futebol, em que todas as peças são mulheres.
Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da CBF Aline Pellegrino, a exposição é uma realização do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Araraquara e o SESC Araraquara.
A iniciativa conta com recursos do ProAC Direto, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo.
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e já recebeu mais de quatro milhões de visitantes.
Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.
É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
LEIA TAMBÉM
Ameaça a escolas: Dino cobra redes sociais por conteúdos com apologia aos crimes