- Publicidade -
lazereculturaSábado: tem FIDA no Sesc Araraquara e na quadra da Casa da Cultura

Sábado: tem FIDA no Sesc Araraquara e na quadra da Casa da Cultura

“Bichos Soltos”, “Toré” e Samba das Cumades são atrações gratuitas do sábado

 

- Publicidade -
Espetáculo 'Bichos soltos' será apresentado no Sesc Araraquara às 16h (Foto: Divulgação)
Espetáculo “Bichos soltos” será apresentado no Sesc Araraquara às 16h (Foto: Divulgação)

 

 

- Publicidade -

 

Sábado (24) agitado no Festival Internacional de Dança de Araraquara , o FIDA,  com as atividades acontecendo no Sesc Araraquara e na quadra da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa.

No período da tarde, às 16h, será apresentado o espetáculo “Bichos Soltos”, com __, no Sesc Araraquara; depois as atividades seguem para a quadra da Casa da Cultura com: Aldeia Kiriri do Acré e o ritual “Toré” (18h30) e Samba das Cumades (20h30).

Vale destacar que as atividades na quadra integram a programação da 16ª Primavera dos Museus “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, em parceria com a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico.

LEIA MAIS

- Publicidade -

Com autores de Araraquara, livro “Cartas para o Futuro” é lançado na cidade

Caramelows lançam “Vira-lata” neste sábado no Sesc Araraquara

 

Sesc Araraquara 

 O espetáculo “Bichos Soltos”, no Sesc Araraquara, é uma intervenção coreográfica para crianças de todas as idades onde quatro bailarinas vestidas com um figurino/fantasia/criatura/fantástica movimentam-se de forma dinâmica, criando um novo estatuto de existência, questionando a relação entre o homem, a natureza e as coreografias sociais estabelecidas, criando zonas de indiscernibilidades.

E atenção, pois “soltaram os bichos na cidade e eles estão em todos os lugares! Nas ruas, calçadas, bancos de praça, paradas de ônibus, esquinas, padarias, farmácias, teatros, monumentos, cantos, brechas e beiras. Estão no possível e impossível da cidade.”

“Bichos Soltos” tem criação e dança de: Aline Bonamin, Clarice Lima, Marcela Costa e Natália Mendonça ou Patrícia Árabe, sob direção de Clarice Lima.

Quadra da Casa da Cultura 

 Depois, às 18h30, na quadra Casa da Cultura, com classificação indicativa livre, integrantes da Aldeia Kiriri do Acré (MG) apresentam o ritual “Toré”. Carliusa, integrante da aldeia, conta: “para a gente o significado do Toré é brincadeira, uma dança, o divertimento que a gente faz. 

Ele significa nossa alegria. Quando estamos felizes, a gente faz o Toré. Dançamos para comemorar nossa alegria. A gente cresceu e aprendeu que o nosso Cacique é responsável pela organização da nossa comunidade e nosso Pajé é responsável pela parte espiritual da aldeia, parte do Toré e parte da Ciência. Vamos crescendo, aprendendo e praticando desde criança, junto aos nossos antepassados ao longo de nosso tempo”.

O grupo participa com os seguintes integrantes: Alberto, Jaqueline, Agenilton, Bruna, Alzira, Sebastião, José Ferreira, Andressa, Edson, Carliusa, Adenilson, Roseni, Zezeas, Junior, José Carlos, Fatinha, Valdir, José Domingos, Alesandro, Daniel, Ricardo, Vitória, Lorran, Gabriel, Galego, Neuziene, João Paulo, Pabline, Andreia, Adonias, Denisvan, Darti, Duda, Cleriston e Ray.

O “Samba das Cumades”, com classificação livre, fecha a programação na quadra da Casa da Cultura, a partir das 20h30, com a roda de samba formada por mulheres, em sinônimo de resistência.

“Cumades” é a forma afetuosa de tratamento entre as sambistas fundadoras e se tornou o nome do grupo por trazer o sentido da relação de solidariedade, respeito mútuo e de união entre as mulheres. É também o jeito de fazer samba, onde aprendem juntas e criam os próprios arranjos, as composições e partilham pesquisas. “Mulheres numa roda de samba é sinônimo de resistência. É uma experiência necessária no combate à desigualdade de gênero”, alertam. Com: Sara Abreu (voz e violão), Daniela Amoroso (voz e pandeiro), Lalá Evangelista (voz e percussão), Rayra Maiara (voz e cavaquinho).

A programação gratuita é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio do Sesc Araraquara e Unesp Araraquara. 

SERVIÇO

FIDA 2022

Data: sábado (24 de setembro)

Programação:

16h: “Bichos Soltos” – SESC Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

18h30: “Toré”, com Aldeia Kiriri do Acré – Quadra Casa da Cultura (entrada lateral da Casa da Cultura, na Av. Espanha, altura do nº 485 – Centro)

20h30: Samba das Cumades – Quadra Casa da Cultura (entrada lateral da Casa da Cultura, na Av. Espanha, altura do nº 485 – Centro)

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -