- Publicidade -
PolíticaVereadores propõem mudanças no corte de água em Araraquara

Vereadores propõem mudanças no corte de água em Araraquara

Lei busca alterar notificação na conta, estipular data prévia e proibir o corte às vésperas de feriados e finais de semana

- Publicidade -

 

Vereadores de Araraquara protocolaram um Projeto de Lei (PL) na Câmara para propor alterações nas regras de notificação e corte de água na cidade. A medida tem como objetivo estabelecer uma data específica na fatura e proibir a suspensão do serviço pelo DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) às vésperas de feriados e finais de semana.

- Publicidade -

 

VEJA TAMBÉM

Secretário de Tarcísio visita Araraquara para discutir desenvolvimento regional

Câmara de Araraquara aprova Refis e novos créditos no orçamento

 

- Publicidade -

A iniciativa, assinada por Marchese da Rádio (Patriota) e Lucas Grecco (União Brasil), busca evitar a penalização e constrangimento do consumidor com a suspensão do fornecimento de água durante todo o fim de semana e feriados na Morada do Sol.

 

Se aprovado, o projeto de lei também propõe alterações na conta de água da cidade, incluindo um aviso prévio de corte mais detalhado. Caso o débito permaneça, a suspensão do serviço não poderá ser feita antes de feriados e do penúltimo dia útil que antecede o final de semana.

 

“Cortar na sexta-feira não dá tempo de pagar e religar. Então, se cortar até quarta-feira, eu corro atrás e na sexta religo minha água. Sabemos que vamos ter dificuldades na Casa para esse projeto por questões burocráticas, mas vamos trabalhar para obter apoio”, disse Marchese.

 

Lucas Grecco também justificou a proposta. “Nossa ideia é realizar o corte até quarta-feira, para que o consumidor tenha quinta e sexta-feira para solicitar o religamento e não correr o risco de ficar sem abastecimento durante todo um fim de semana”, acrescentou o parlamentar.

 

Após ser protocolada, a iniciativa seguirá seu trâmite nas comissões da Câmara antes de ser levada ao plenário pelos autores. Até lá, eles trabalharão nos bastidores para convencer os demais colegas da importância e necessidade de aprovação dessa medida.

 

1,5 MIL CORTES POR MÊS

De acordo com informações recentes divulgadas pelo DAAE, a média mensal de cortes no fornecimento de água chega a aproximadamente 1,5 mil na cidade. Em maio, a autarquia registrava um total de 151.693 ligações cadastradas em seu sistema, enquanto cerca de 47.014 notificações foram enviadas via fatura para informar os consumidores sobre a possibilidade de corte.

 

Quanto ao detalhamento dos números de cortes realizados, o DAAE esclareceu que são executados, em média, 93 cortes diariamente e 1,5 mil no período de um mês. Esse serviço é realizado de segunda a quinta-feira, totalizando cerca de 16 dias úteis por mês.

 

LEIA MAIS

Ex-oficial dos Estados Unidos afirma que governo guarda naves alienígenas
 

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -