- Publicidade -
PolíticaBoi define saúde e estar perto das pessoas como prioridades

Boi define saúde e estar perto das pessoas como prioridades

Vereador do MDB cumpre seu terceiro mandato; Aluísio Braz o atual presidente da Casa de Leis

- Publicidade -

Aluísio Braz, o Boi, presidente da Câmara e do MDB em Araraquara (Foto: Arquivo ACidadeON)

 

- Publicidade -

Um mandato focado na Saúde e próximo das pessoas. Este é o objetivo do vereador Aluísio Boi (MDB), atual presidente da Câmara de Araraquara.  

Eleito para cumprir seu terceiro mandato na Casa de Leis, com 1.247 votos, o conhecido Boi cabeleireiro, de 49 anos, é formado em Gestão Pública.  

Líder do MDB na cidade, Boi prega diálogo com Executivo e “respeito às urnas”. Em sua avaliação, por causa da pandemia, é preciso deixar as divergências políticas de lado.  

Aluísio Boi é o oitavo entrevistado, de 18 vereadores que responderão aos mesmos questionamentos. As entrevistas serão publicadas de segunda a sexta-feira.  

A ordem das publicações segue a votação recebida por cada um dos parlamentares nas urnas.   

- Publicidade -

Aluísio Boi (MDB) é presidente da Câmara pela segunda vez em Araraquara (Foto: Divulgação/Câmara)

Confira a íntegra da entrevista com Aluísio Boi:  

ACidade ON: Na sua avaliação, qual deve ser o papel do Legislativo?  

Aluísio Boi: A premissa é fiscalizar o Executivo e elaborar leis. Mas isso seria muito simplista, porque principalmente hoje o cargo público mais perto das pessoas é o vereador. A população não conversa com prefeito, deputados e governador. Então tem que ter o contato muito próximo das pessoas para desta forma ter como levar para o Executivo as demandas da população em todos os segmentos. O vereador não pode ficar apenas em um foco, então todo problema que envolve a sociedade ele tem que estar a par até para elaborar leis, ordenar, dar indicações ao Executivo, mas acima de tudo estar bem próximo da população.  

ACidade ON: No que se identifica e porque está em seu partido?  

Aluísio Boi: A minha identificação com o MDB vem desde a história de Ulisses Guimarães, Tancredo Neves e a briga pela democracia. Mesmo entre erros e acertos é um partido que eu tenho voz em nível regional e nacional, por causa da afinidade com o deputado federal Baleia Rossi, que é o presidente nacional; com o ex-prefeito e ex-deputado Marcelo Barbieri, que é uma liderança regional e estadual; e dessa forma a conseguimos trazer recursos para a Santa Casa, Prefeitura, levar as demandas da Prefeitura a nível estadual e nacional. E o respeito que tenho hoje por ser presidente do MDB e poder de alguma forma estar fazendo a boa política em nome do partido em Araraquara.  

ACidade ON: Quais serão suas bandeiras neste mandato?  

Aluísio Boi: Neste mandato minha prioridade é a saúde. Desde os outros mandatos, onde fiz denúncia de profissionais da Saúde que passavam o ponto e não atendiam a população foquei muito. E meu eleitorado procura muito nessa dificuldade, principalmente agora na pandemia. Então o tema que quero estar muito participativo, tanto com a secretária e o prefeito para de alguma forma buscar recurso para melhorar a Saúde. Também no Esporte e o mandato perto das pessoas, que é o que sempre procuro fazer, me dá direcionamento em outras áreas. Então meu mandato é focado nessa situação de estar bem próximo da população.  

ACidade ON: O ano de 2021 ainda deve sofrer os impactos da pandemia, com filas na saúde e crescimento do desemprego e empobrecimento da população. Na sua avaliação, como a Câmara pode contribuir para amenizar estes impactos?  

Aluísio Boi: Evidente que a pandemia vai estender o impacto negativo para 2021. Principalmente na Saúde e geração de emprego. A Câmara, os 18 vereadores, tem que neste momento deixar a ideologia partidária de lado, fortalecer o Executivo com muito diálogo junto à secretaria da Saúde, porque vários projetos vão vir pra essa Casa e a gente tem que ter esse diálogo pra votar e, acima de tudo, buscar com as nossas lideranças, cada um do seu partido, emendas para viabilizar recursos para a Saúde. Mas acima de tudo, para geração de emprego, viabilizar empresas, fazer a economia de alguma forma aquecer. Porque essa dificuldade não vai ser só de Araraquara, vai ser do Brasil todo, então aquele município que tiver uma harmonia nesses poderes para discutir uma política grande vai ajudar muito nessa dificuldade da população e é dessa forma que vamos conduzir nosso mandato.  

ACidade ON: Na última legislatura 82% das leis de autoria dos vereadores foram para dar nome próprios públicos e promover inclusões no calendário de eventos do município. Qual sua opinião sobre isso e acredita ser possível mudar essa realidade? Se sim, como?

Aluísio Boi: Evidente que as leis, principalmente, de nome de rua estão na Lei Orgânica e é uma atribuição da Câmara Municipal, pois tem que ordenar a cidade. Mas o vereador precisa estar muito dinâmico e perto da população para ver as demandas, dificuldades e dessa forma elaborar leis que possam ajudar o Executivo e a cidade. Se a gente pautar, principalmente, a revisão de algumas leis que já existem e não estão em andamento – por exemplo, a Lei do Abandono, onde vemos proprietários deixando locais abandonados, propícios à criminalidade e a doenças -, os vereadores podem pautar temas que precisam pôr em prática na cidade. Mas todo vereador pauta seu mandato e quero contribuir fazendo leis que possam ajudar a cidade.  

ACidade ON: Como deve se posicionar na Casa de Leis? Será base governista, oposição ou terá uma postura independente e por quê?

Aluísio Boi:
Meu mandato, a respeito do Governo, é a minha história. Sempre respeitei muito as urnas. Sei que o atual prefeito foi eleito, tem quatro anos e eu como presidente da Câmara tenho que ter diálogo com o Executivo. Quando não há diálogo a cidade se prejudica, os projetos não são melhorados, então como presidente meu diálogo vai estar sempre aberto com o Executivo. E dialogar não é ser submisso. Vamos ter uma postura forte, de conversa franca com o Executivo para os projetos melhorarem, pra que os vereadores opinem, fale com os secretários. Na parte partidária, de mandato de vereador, a gente neste sábado vai ter uma reunião da Executiva, porque a gente sempre pauta na maioria e isso é democracia, e o posicionamento do MDB, além do diálogo, vai ser resolvido nessa reunião. Se vamos ficar de equilíbrio, oposição, ou uma situação moderada. Isso estará em pauta na nossa reunião.

Ídolo: Meu saudoso pai, Patrocínio Braz;
Inspiração política: Ulisses Guimarães, pela força e luta sempre em defesa da democracia;
Time de coração: Corinthians;
Livro de cabeceira: A Ilha, de Fernando de Morais;
Estilo musical: Fã de Elvis Presley;
O que não pode faltar no mandato, em uma palavra? Coragem.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -