Restando duas semanas para o encerramento do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para o cadastramento de novos eleitores e regularização da situação de quem possui o título, os cartórios eleitorais de Araraquara registram aumento na procura pelos serviços.
Levantamento feito pelo acidade on apontou que tanto a 385ª zona eleitoral quanto a 13ª zona eleitoral atendem em média 65 pessoas diariamente para o primeiro título, segunda via, atualização de dados, transferência e coleta da biometria – obrigatória na cidade.
Na visão dos responsáveis pelos cartórios eleitorais, a movimentação ainda é tímida, porém, deve aumentar nos próximos dias, especialmente no início de maio, conforme vai se aproximando o término do prazo pré-eleitoral em todo o país – 8 de maio.
De olho nisso, o próprio TRE (Tribunal Regional Eleitoral) definiu a ampliação do atendimento em todo o estado de São Paulo. No feriado de 1º de Maio, por exemplo, as zonas eleitorais funcionam das 11h às 17h. O mesmo horário será aplicado no sábado (4) e domingo (5).
Entre os dias 2, 3, 6, 7 e 8 de maio, os cartórios funcionam das 9h às 17h. Com a possibilidade de aumento expressivo na procura por atendimento, a orientação é não deixar para a última hora. Quem vai tirar o documento pela primeira vez ou precisa de alguma regularização e não tem biometria deve buscar atendimento presencial nos cartórios.
A partir do dia 1º de Maio, segundo a Justiça Eleitoral, não será possível agendar prévio para atendimento na página do TRE/SP. Com isso, o eleitor deve procurar diretamente o cartório mais próximo de sua casa e o atendimento deve ser feito por ordem de chegada.
Vale lembrar que Araraquara possui duas zonas eleitorais: a 385ª, localizada na Alameda Paulista, 2380, no Jardim Viaduto (Altos da Vila Xavier); e a 13ª, localizada na Rua Itália, 1673, no Centro. Normalmente, os locais atendem de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.