Honestidade é a palavra que deve guiar o mandato do vereador doutor Marcos Garrido. Líder do Patriota, o parlamentar promete uma postura de ‘oposição inteligente’ na Casa de Leis.
Aos 58 anos, o advogado Marcos Cesar Garrido cumpre seu primeiro mandato como vereador, após receber 901 votos.
O parlamentar do Patriota é o décimo quinto, de 18 vereadores que vão responder aos mesmos questionamentos. As entrevistas serão publicadas de segunda a sexta-feira.
A ordem das publicações segue a votação recebida por cada um dos parlamentares nas urnas.
Confira a íntegra da entrevista com o vereador Marcos Garrido:
ACidade ON – Na sua avaliação, qual deve ser o papel do Legislativo?
Dr. Marcos Garrido: O legislativo deve ser independente. Assim como está na Constituição. Legislativo, Executivo e Judiciário. É só cumprir a legislação. Nada mais.
ACidade ON – No que se identifica e porque está em seu partido?
Dr. Marcos Garrido: O nome tem tudo a ver comigo: Patriota. Sou bairrista. Amo minha cidade, meu estado, meu País, meu Continente, meu Planeta. A bandeira do Patriota é o amor a Pátria e honestidade. Amor é honestidade.
ACidade ON – Quais serão suas bandeiras neste mandato?
Dr. Marcos Garrido: Minha bandeira nesse mandato é única: honestidade. Você tem que votar, é uma atitude extremamente difícil. Deve primeiro saber o que está votando, para não pecar pela ignorância, desconhecimento e depois de passada essa fase, votar sim ou não com honestidade. Assim, todas as áreas políticas estarão bem representadas. Saúde, educação, pão e circo, etc…
ACidade ON – O ano de 2021 ainda deve sofrer os impactos da pandemia, com filas na saúde e crescimento do desemprego e empobrecimento da população. Na sua avaliação, como a Câmara pode contribuir para amenizar estes impactos?
Dr. Marcos Garrido: A pandemia teve seu ápice em 2020 e em 2021 ela deverá regredir. Ela mostrou que os roubos, falcatruas e sacanagens dos últimos 30 anos representaram um perigo à espécie humana. Poderíamos ser extintos em 50% por conta da falta de investimento na Saúde. A Câmara só poderá contribuir para a melhora desse cenário, fiscalizando e denunciando aos órgãos competentes a falta de lisura no comando do Executivo. Só assim prevalecerá a honestidade. Não há outro meio de homenagear os bons, senão condenando os maus.
ACidade ON – Na última legislatura 82% das leis de autoria dos vereadores foram para dar nome a próprios públicos e promover inclusões no calendário de eventos do município. Qual sua opinião sobre isso e acredita ser possível mudar essa realidade? Se sim, como?
Dr. Marcos Garrido: Faz parte do comando legal o direito dos vereadores assim proceder. Contudo, a participação dos vereados não deve ser adstrita a isso. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o simples fato de uma resolução legislativa impor ônus ao erário público não há eiva de ilegalidade. Isso é um avanço. Uma quebra das correntes dos pés dos vereadores. Agora podemos editar normas com impactos financeiros. Nosso mundo se abriu. Cada um com sua aptidão seremos legisladores.
ACidade ON – Como deve se posicionar na Casa de Leis? Será base governista, oposição ou terá uma postura independente e por quê?
Dr. Marcos Garrido: Serei oposição. Me elegi como oposição. Seria hipocrisia, traição se não fosse oposição. Mas oposição inteligente. Oposição cega como faz o PT ao Governo Federal é insano. Vou aprovar, dizer sim quando estiver convicto e não dá mesma forma.
CURIOSIDADES SOBRE O VEREADOR:
Ídolo: Raul Seixas;
Inspiração politica: Dom Pedro II;
Time de coração: Ferroviária;
Livro de Cabeceira: Meditações do imperador Marco Aurélio (adoro os Estoicos);
Estilo musical: baladas de Roberto Carlos;
Em apenas uma palavra, no seu mandato na Câmara não pode faltar? Atitude.