O ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (MDB), recebeu, nesta sexta-feira (30), o título de Honra ao Mérito concedido pela Câmara Municipal. O evento contou com a presença do ex-presidente da República Michel Temer (MDB) e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT).
A honraria, indicada pelo presidente da Casa de Leis, o vereador Aluisio Braz, o Boi (MDB), é de autoria do ex-vereador Jéferson Yashuda (PSDB), que relembrou ter atuado como líder de Governo durante o mandato de Barbieri como prefeito.
“Como vereador, pude acompanhar de perto a atuação do seu secretariado, a dedicação e determinação de Barbieri à frente da Prefeitura para superar as dificuldades em prol de nossa população. Essa é a maior honraria que se pode conceder aos nascidos na cidade sendo aprovada por unanimidade”, enfatizou.
VEJA TAMBÉM
Unesp Araraquara abre 19 vagas em novos concursos públicos
Araraquara registra mais 169 casos positivos de covid-19
Guerreiras encaram o São Paulo por título do Paulista Sub-20
Durante sua fala, Edinho Silva fez questão de deixar claro que não faltaria à solenidade. O atual prefeito ressaltou a importância de Barbieri para a política de Araraquara e “trajetória no processo de construção da democracia brasileira”.
“Com o quadro onde temos que reafirmar a vocação democrática do nosso País, em cenário como esse, uma liderança com uma coerência na sua trajetória como você, essa liderança tem que ter força política e visibilidade. Precisamos que você ajude o País, o Estado de São Paulo e a nossa região a construir a paz institucional que tanto precisamos. O Estado de Paulo e o Brasil precisam de você”, ressaltou Silva.
Já o ex-presidente da República apontou em seu discurso que muitas ações de sua passagem pelo palácio do Planalto teve participação direta de Marcelo Barbieri. Segundo Temer, o ex-prefeito de Araraquara possui habilidade política ímpar.
“Aqui hoje temos pessoas que construíram trajetórias políticas, respeitando-se pacificamente. Essa harmonia é extremamente importante. Saio com a noite ganha por ter ouvido as palavras dos oradores que aqui se manifestaram. É possível viver em harmonia, portanto precisamos ter uma convivência democrática”, disse Temer.
Para o ex-prefeito Marcelo Barbieri, os 44 anos de militância politica foram revistos com orgulho nas homenagens que recebeu. O homenageado também defendeu a democracia e fez questão de destacar que o ato reuniu personalidades que vão além das disputas eleitorais.
“Fico muito honrado e grato pelas pessoas aqui presentes. É muita alegria ter um título igual ao que meu pai recebeu há muitos anos, por isso faço questão de contar isso para meus filhos. Minha razão de existir é minha cidade. Quero também manifestar a minha gratidão a minha esposa. Zi, quero dedicar hoje a você meu amor meu e afeto. O parlamento me deu essa honra e me sinto honrado por cada um de vocês que vieram aqui me prestigiar”, finalizou.
QUEM É MARCELO BARBIERI?
Araraquarense, Marcelo Fortes Barbieri iniciou sua militância política no movimento estudantil e no Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi deputado federal entre 1999 e 2003.
Sua passagem pela Prefeitura de Araraquara começou em 2009, reeleito para o segundo mandato em 2013. Um de seus feitos foi a reabertura da Maternidade Gota de Leite.
Foi na gestão de Barbieri na Prefeitura que houve a construção do Centro Internacional de Convenção, a FATEC e se instalaram no município a Randon e a Hyndai Rotem.
LEIA MAIS