O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou a lei que obriga bares, restaurantes e boates a ajudar mulheres que estejam em situação de violência. O texto foi publicado no Diário Oficial deste sábado (04).
A lei, que foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em dezembro do ano passado, torna obrigatória a capacitação de funcionários para identificar e combater casos de assédio sexual e violência contra mulheres.
A lei visa garantir que as vítimas sejam rapidamente amparadas. O auxílio deverá ser prestado mediante a oferta de um acompanhante até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia.
VEJA TAMBÉM
Ministro de Lula visita obra e anuncia recursos para Santa Casa de Araraquara
Lei em Araraquara pode incentivar contratação de pessoas trans
Os estabelecimentos também deverão fixar cartazes nos banheiros femininos ou em qualquer outro ambiente, informando a disponibilidade do local para auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco.
A Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo informou que apoia a lei e que vai debater com os associados os meios para preservar a segurança das mulheres. Disse também que vai apoiar o treinamento dos funcionários para que estejam preparados para auxiliar as vítimas.
LEIA MAIS
Falta do medicamento Ritalina tem prejudicado tratamentos; entenda